Gustavo Kuerten começará a sua turnê de despedida no Brasil Open, o único ATP disputado no País, que acontece de 11 a 17 de fevereiro. A competição acontece nas quadras de saibro do complexo da Costa do Sauípe, na Bahia. O tricampeão de Roland Garros ganhou convite para jogar as competições de simples e duplas do ATP.
?É um evento que eu queria muito jogar. Já ganhei o torneio duas vezes e sei que ser campeão em casa é muito especial e diferente do que ganhar qualquer outro torneio. Se todas as vezes que eu joguei o Brasil Open foram especiais, essa será mais ainda,? disse Guga, que conquistou os títulos de simples em 2002 e 2004, ganhando respectivamente dos argentinos Guillermo Coria e Agustin Calleri, na final.
Guga também foi vice-campeão de duplas do ATP brasileiro em 2002, ao lado do mineiro André Sá e no que será a sua última participação no campeonato, jogará ao lado do juvenil de 16 anos, André Baran. ?O Baran é um menino que vem trabalhando duro, é disciplinado e vai ser gratificante poder proporcionar uma oportunidade de aprendizado para ele. Vejo isso como uma coisa natural e espontânea, dentro do que eu e o Larri sempre fizemos. Vai ser bom para ele vivenciar o circuito, mas saber valorizar essa chance,? contou Guga, que está se preparando para a sua turnê de despedida, na academia do técnico Larri Passos, em Camboriú.
Baran também treina no Instituto Larri Passos e viajou com o treinador para a Europa, no ano passado, durante a temporada de saibro. Neste momento ele está disputando o circuito de torneios juvenis da Cosat, na categoria 18 anos.