Guga faz a semifinal do ATP chileno
contra espanhol David Sanchez.

Viña del Mar – O que parecia um jogo fácil, por pouco não se tornou decepção para Gustavo Kuerten. Contra o italiano Filippo Volandri, na noite de ontem, o brasileiro venceu com tranqüilidade o primeiro set por 6/1, mas não manteve o ritmo e cedeu a igualdade após perder a segunda parcial por 2/6. No terceiro, abriu 5/0, mas só definiu o triunfo em um emocionante tie-break por 7/6 (7/4).

A partida foi disputada na quadra central no Club Naval de Salinas e teve cerca de duas horas de duração. Foi a primeira vitória do catarinense sobre o italiano, 44.º colocado no ranking de entradas, contra o qual nunca havia jogado em torneios anteriores. No ano passado, Volandri chegou às quartas de dois Masters Series no saibro e foi vice em Umag, resultados que o credenciaram como um dos favoritos ao título no Chile.

Com o resultado de ontem, Guga não só obtém sua terceira vitória seguida, como também coloca ponto final a um longo jejum de bons resultados no saibro. O tricampeão de Roland Garros não chegava a uma semifinal no piso que o consagrou desde o torneio de Acapulco, no México, há quase um ano. Agora tenta sua primeira final na superfície lenta desde julho de 2001, quando conquistou o torneio de Stuttgart, na Alemanha.

Em 2003, o tricampeão de Roland Garros teve como melhor resultado na terra batida a semifinal em Buenos Aires, na Argentina. Na turnê européia, foi às quartas-de-final de Barcelona, na Espanha, e às oitavas no Masters Series de Hamburgo, na Alemanha. Fracassou, porém, nos Masters Series de Monte Carlo e Roma, ganhando somente 13 dos 20 jogos disputados no piso.

Durante a pré-temporada, iniciada em dezembro, Guga admitiu ter como meta para este ano vencer novamente um torneio no saibro, superfície sobre a qual não conquista um troféu desde 2001. Naquele ano, levou a melhor em 36 dos 39 jogos disputados na terra batida e conquistou cinco títulos, o último deles em Stuttgart, na Alemanha.

Seu próximo adversário em Viña del Mar, será o espanhol David Sanchez, atual campeão do torneio, que mais cedo eliminou o argentino Gastón Gaudio por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/2. Os dois tenistas nunca se enfrentaram em competições da ATP. Sanchez, de 25 anos, conquistou dois títulos na última temporada, erguendo também o troféu do torneio de Bucareste, na Romênia.

continua após a publicidade

continua após a publicidade