O brasileiro Gustavo Kuerten perdeu para o croata Ivan Ljubicic por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 51 minutos, e está eliminado do Masters Series de Monte Carlo, quarta etapa da sua despedida.
Guga foi completamente dominado por Ljubicic e venceu apenas três game em toda partida. Ele esteve muito perto de levar um pneu no primeiro set, já que perdia por 5 a 0, mas conseguiu confirmar o seu terceiro serviço. No segundo set, o brasileiro conseguiu vencer o segundo e o terceiro game em que sacou. Este último sem ceder nenhum ponto.
Gustavo Kuerten conquistou o torneio em duas oportunidades. Em 1999, ele superou o chileno Marcelo Rios, que abandonou a partida no segundo set. O brasileiro ganhou o outro título em 2001, quando venceu o marroquino Hicham Arazi por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4.
No domingo (20), Gustavo Kuerten foi homenageado pela organização do torneio em Monte Carlo e recebeu um quadro com uma pintura da quadra central, com fotos que lembravam os seus dois títulos.
O ex-número 1 do mundo já havia participado do Brasil Open, do Masters Series de Miami e do Aberto de Santa Catarina. Antes de abandonar as quadras, Gustavo Kuerten jogará em Barcelona, Roland Garros e Stuttgart.