O brasileiro Gustavo Kuerten estreou com tranqüilidade em Roland Garros. Ele derrotou o suíço Ivo Heuberger por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/2 e 6/2, em 1h33, e se classificou à segunda rodada do torneio francês, segundo Grand Slam de 2002. A partida foi disputada na quadra Philippe Chatrier, a mais importante do complexo, e ficou paralisada no terceiro set por 50 minutos por causa da chuva.
Guga enfrentará agora o experiente italiano Davide Sanguinetti, que derrotou o austríaco Julian Knowle por 3 a 1 (6/3, 4/6, 7/5 e 6/3). O catarinense enfrentou Sanguinetti uma vez, na primeira rodada do Masters de Roma deste ano, e ganhou por 7/5 e 6/3.
Cabeça-de-chave número sete da competição, Guga conseguiu sua 27ª vitória no saibro francês em sua sétima participação. Ele foi campeão em 1997, 2000 e 2001, quadrifinalista em 1999, perdendo ainda na segunda rodada em 1998 e na estréia em 1996.
Como foi
O jogo começou com Guga sentindo o peso da estréia. Heuberger conseguiu impor alguma resistência devolvendo a quebra de serviço que Guga lhe impôs no primeiro game. Os jogadores confirmaram seus saques até o 11.º game, quando Guga quebrou o serviço do suíço. Gustavo Kuerten sacou na seqüência fechou em 7 a 5.
A partir da segunda série, começou o baile do “Rei do Saibro”. Mesmo cometendo alguns erros não-forçados, o brasileiro abriu facilmente 5 a 0. Quando sacava para fazer o “pneu”, Guga perdeu a concentração e permitiu a quebra. Porém, no seu game de saque seguinte, ele não deu chances ao adversário e fechou em 6 a 2.
O terceiro set começou e o panorama não mudou. Guga quebrou o saque de Heuberger no terceiro game, fazendo 2 a 1. A chuva, porém, começou a cair em Paris e a partida foi interrompida. Na volta, apenas a confirmação da vitória brasileira. O suíço conseguiu apenas mais um game e nova vitória de Guga por 6 a 2. No fim, Gustavo Kuerten comemorou a boa estréia com a sensação de que seu jogo já está voltando ao que era antes das seguidas lesões.