Depois de duas semanas perdendo jogos para tenistas mais frágeis, Gustavo Kuerten não tem dado sopa ao azar em Long Island. Após passar por Dominik Hrbaty na estréia, o brasileiro voltou a vencer ontem e se classificou para as quartas-de-final do ATP norte-americano, com premiação de US$ 355 mil.
Cabeça dois, Guga bateu o eslovaco Karol Beck, número 71 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em pouco menos de uma hora e meia de jogo. Na próxima rodada, o catarinense enfrenta o marroquino Younes El Aynaoui, 22.º colocado no ranking de entradas, em busca de vaga na semifinal.
Com a vitória, a 30.ª desde janeiro, Kuerten chega pela sétima vez no ano às quartas de um evento da ATP e passa a buscar o quinto avanço à penúltima rodada.
Com os dois triunfos em Long Island, Guga mostra também que a decisão de disputar o torneio que antecede o US Open foi acertada. Atualmente em 14.º lugar no ranking de entradas, o brasileiro, aparentemente, começa a readquirir confiança. No último Grand Slam do ano, estréia contra um jogador a ser definido no qualificatório.
Na partida desta quarta, Guga novamente precisou mostrar paciência para sair de quadra com a vitória. No primeiro set, só obteve a quebra no sétimo game, depois de muita insistência. No entanto, quando sacava para fechar, perdeu o serviço no décimo game. Ainda assim, não desanimou, voltou a obter a vantagem e, dessa vez, não vacilou para marcar 7/5.
Na segunda parcial, Kuerten quebrou o saque de Beck logo no início e não mais deixou escapar as rédeas do jogo. Depois de perder dois match points no saque do eslovaco, fechou por 6/3 com mais uma quebra, no nono game.
US Opens
Se era sorte que Gustavo Kuerten estava precisando, parece que ela chegou. Afinal, vai enfrentar um tenista vindo do qualifying na estréia do Aberto dos Estados Unidos. Com isso, Guga pode pegar um jogador embalado por algumas vitórias na qualificação, mas, com certeza, será um adversário com ranking acima dos 100 primeiros da ATP. Flávio Saretta vai enfrentar o norte-americano Vince Spadea.