Valência – Gustavo Kuerten escapou ontem do esquema hotel-clube para atender aos compromissos com a Associação de Tênis Profissional (ATP) e conhecer um pouco a movimentação em Valência, na Espanha. Seu segundo jogo no torneio, contra o espanhol Alberto Martín, foi adiado para amanhã, ainda em horário indefinido.
No começo da tarde de ontem, Guga esteve na rua Juan de Áustria, bastante movimentada por causa do comércio de artigos de luxo, onde teve o seu ?banho de multidão?. Com uma rede improvisada no meio da rua, ele e os espanhóis Miguel Ángel López Jaén e Israel Matos Gil, além do chileno Fernando González bateram bola e conseguiram chamar a atenção dos pedestres que passavam por ali.
Guga foi reconhecido pelo público e bastante solicitado para fotos. Quase sem acreditar na presença de um tenista de elite na rua, alguns pedestres perguntavam se se tratava realmente do ?brasileiro famoso?.
Os melhores garotos-propaganda da ATP no torneio, Guga e Rafael Nadal, recém-chegado do Masters Series de Miami, participaram também de um ato em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Aproveitando que 2005 é o ano internacional do esporte e da educação física, o Unicef e a ATP fizeram uma parceria que prevê a divulgação do direito da criança ao esporte nos eventos promovidos por esta. Guga e Nadal assinaram um cartaz no qual se podia ler um manifesto sobre este direito, com adesão dos tenistas.
?Nesta fase da carreira em que estou, sei que posso usar minha imagem para esta causa?, disse o brasileiro.
Próximo jogo
À tarde, Kuerten treinou duas horas no Clube de Tênis de Valência com Júlio Silva (eliminado no classificatório). Voleou bem, treinou bolas curtas e voltou a mencionar a lentidão das quadras por causa das chuvas.
Embora Guga tenha evitado fazer previsões sobre o jogo de amanhã, contra Martín, demonstrou estar motivado. ?Tive problemas nos dois últimos anos e sinto que esta é a oportunidade de superar tudo e voltar a ser o que era antes?, comentou.