Paris (AE) – O tenista brasileiro Gustavo Kuerten entra em quadra hoje, por volta do meio-dia, para enfrentar um velho freguês. Vai jogar contra o espanhol Albert Costa em busca de uma vaga nas quartas-de-final do torneio. Costa perdeu os últimos seis jogos para Guga, mas a situação agora não se mostra assim tão fácil. Enquanto o brasileiro vem de recuperação de cirurgia, o espanhol vive um de seus melhores momentos.
Mesmo com a promessa de uma partida equilibrada, Guga já ganhou um lugar na lista dos favoritos ao título. Por enquanto, vinha jogando da maneira que mais gosta, ou como ele próprio definiu “comendo pelas beiradas”. Mas depois do que mostrou nas três primeiras rodadas mudou de status. Deixou de ser um enigma, como definiam os jornais franceses, para se transformar num dos jogadores com boas chances de levantar o troféu dos mosqueteiros no próximo domingo.
Guga prefere pensar diferente. “Tenho um jogo bastante complicado pela frente e embora tenha de pensar positivamente, nem eu, nem nenhum jogar fica olhando lá na frente da chave”, afirmou Guga. “Quero simplesmente manter esta alegria, o entusiasmo a motivação que estou tendo nestes dias e não escondo estar super feliz por ter chegado às oitavas-de-final.” A partir de agora, Guga inicia um novo torneio em Roland Garros, com apenas 16 jogadores na chave.
Os jogos costumam ser bem mais equilibrados e o brasileiro vai precisar estar em boa forma para vencer a regularidade do espanhol Albert Costa, número 22 do ranking mundial. No retrospecto, Guga só perdeu uma vez para Costa. Foi justamente no primeiro encontro, em 1996, em San Marino, na Itália. Depois acumulou seis vitórias: 97, em Viena; 98, em Stuttgart; 99, novamente em Stuttgart, mas no torneio indoor; em 2000, Roma e Paris Indoor; e 2001, no Aberto dos Estados Unidos.
Costa disposto a por um fim nesta história prometeu jogar com mais agressividade diante de Guga hoje. “Se quiser vencê-lo tenho de atacá-lo todo o tempo”, disse o espanhol. “Não me sinto pressionado, mas acho que desta vez estou melhor preparado, enquanto o Guga chegou a Roland Garros sem nenhum título conquistado este ano.”
A rodada deste domingo promete outras boas emoções na definição de vagas nas quartas-de-final: Lleyton Hewitt enfrenta Guillermo Cañas; Tommy Haas joga com Andrei Pavel e Alex Corretja com Mariano Zabaleta.
No feminino, a campeã do ano passado, Jennifer Capriati garantiu ontem vaga nas oitavas de final depois de superar Evie Dominikovic por 6/3 e 6/1, enquanto Jelena Dokic superaou Elena Likhovtseva por 6/2 e 6/3 e a italiana Sylvia Farina passou por Tamarine Tanasugarn por 6/0 e 7/6 (7/1).