Guga teve uma atuação de
gala contra Richard Gasquet.

Costa do Sauípe – Desta vez a vitória veio sem tanto sofrimento. Ao contrário do que aconteceu na véspera, quando precisou se esforçar ao máximo para virar sobre o espanhol Oscar Hernandez, ontem Gustavo Kuerten foi soberano e chegou à vitória com mais tranqüilidade sobre o garoto-prodígio do tênis francês Richard Gasquet.

Novamente jogando em uma quadra central lotada, Guga só teve trabalho na primeira parcial, mas depois soltou o braço para vencer por 2 sets a 0, com 7/6 (7/3) e 6/3. Já nas quartas-de-final, ele enfrenta o argentino Franco Squillari, que mais cedo derrotou o compatriota Gastón Gaudio.

O brasileiro tentará a quarta vitória no confronto direto com Squillari e buscará a segunda seguida este ano. Apesar de ter a vantagem, Guga enfrentará um tenista embalado por três vitórias no qualifying e duas na chave principal.

Com a vitória, Guga apaga de vez a má campanha da semana passada, quando perdeu na primeira rodada de Buenos Aires e segue em bom ritmo para conseguir seu primeiro título em quadras de saibro desde Stuttgart, em 2001.

Mesmo com a derrota, Gasquet deve sair de quadra com a certeza de que fez um bom papel. O jovem de 17 anos conseguiu, durante o Circuito Latino-Americano, seu melhor resultado da carreira ao chegar à semifinal em Buenos Aires. Com isso, subiu para a 86.ª colocação do ranking de entradas.

Jogo

Bem mais sólido que em sua partida de estréia, Guga não deu chances ao jovem Gasquet, tenista que é apontado como futuro top 10 por especialistas. No primeiro set, chegou a defender um break point no quarto game, mas depois confirmou seus saques com mais facilidade. O brasileiro ainda teve chance de pular à frente no nono game, mas desperdiçou um break point.

No tie-break, o brasileiro entrou confiante e conseguiu o primeiro mini-break para fazer 3/2. Mais tarde, deslanchou e cedeu somente mais um ponto para o rival antes de fechar em 7/3.

Já a segunda parcial foi mais tranqüila. Guga abriu de cara 3/0 e só vacilou no final, quando sacava no sétimo game com 5/1. Mesmo com uma contusão na perna direita – sofrida na partida contra o gaúcho Franco Ferreiro – e demonstrando cansaço, Gasquet diminuiu a desvantagem para 3/5, mas já era tarde. No nono game, o catarinense salvou break, fechou e ganhou novamente os aplausos da torcida.

continua após a publicidade

continua após a publicidade