Guga, até que enfim. |
Vencer em dois sets, em apenas 53 minutos, diante de um especialista em quadras rápidas, como o ex-campeão de Wimbledon, Goran Ivanisevic, era tudo o que Gustavo Kuerten queria para sua estréia no Masters Series de Indian Wells. Ganhou por 6/2 e 6/4 e deixou a quadra feliz da vida, com a certeza de que os sacrifícios realizados durante o feriado de carnaval, em que teve horas extras de treino, valeram a pena.
Com a classificação garantida para a segunda rodada, Guga não terá vida fácil num torneio da qualidade de Indian Wells. Hoje, ele enfrentará o suíço Roger Federer, jogador para o qual perdeu uma única vez, no Masters Series de Hamburgo, Alemanha, no ano passado.
Esse único confronto foi meio estranho. O tenista brasileiro estava voltando de cirurgia e perdeu feio o primeiro set por 6 a 0. No segundo, como ele mesmo definiu na época, “pegou o jeito” e reagiu marcando 6 a 1. No terceiro, deixou escapar a chance e perdeu o jogo por 6/2.
Agora, as condições são bem diferentes. Guga está investindo forte nos seus treinamentos em quadras rápidas, superfície em que o tricampeão de Roland Garros se deu melhor este ano. Afinal, o brasileiro, especialista em saibro, conquistou neste mesmo tipo de piso o título do ATP Tour de Auckland, na Nova Zelândia.
Ainda assim, a tarefa não será fácil para Guga hoje. Federer é um destes jogadores que se adaptam facilmente a qualquer superfície. Um de seus golpes mais perigosos é o slice – bola cortada – de esquerda, que costuma incomodar muito seus adversários.
Dentro dos planos
O técnico Larri Passos também estava muito feliz com a estréia de Guga em Indian Wells. Ele lembrou que, diante de bons sacadores, como Goran Ivanisevic, seu pupilo precisaria entrar forte e tentar quebrar a confiança do adversário. E foi justamente o que aconteceu.
“Acho que valeu mesmo a pena o Guga ter se esforçado tanto nos treinamentos, com horas extras na quadra para poder fazer uma boa estréia como esta”, contou Larri Passos. “Fui criticado por exigir treinamentos de Guga durante os feriados de carnaval, mas ele pôde aproveitar um pouco por um dia e logo voltou ao trabalho.”
O resultado foi uma estréia invejável. Guga, no primeiro set, conseguiu duas quebras de serviço, no 2 a 1 e 5 a 2, e sacou para fechar a série em 6/2. Depois manteve a pressão sobre o adversário e chegou até mesmo a servir para o jogo com 5 a 2. Cedeu seu único saque na partida, mas definiu com 6/4.
Ivanisevic até que ganhou o apoio da torcida, ao dizer que foi bom o saque de Guga bom quando o juiz de linha determinou fora. O ponto era chave – game point – e deu vantagem de 3 a 1 para o brasileiro no segundo set.
Nos outros jogos do dia, Michael Chang, que se aposenta no US Open deste ano, deu adeus a Indian Wells com uma derrota na primeira rodada para Carlos Moyá por 6/0 e 6/3. Roger Federer ganhou de Felix Mantilla por 6/7 (7/4), 6/4 e 4/1 com desistência do espanhol, que não suportou o calor. Rainer Schuettler ganhou de Wayne Arthurs por 6/4 e 6/3, Marcelo Rios de Gaston Gaudio por 4 a 0 e desistência e Guillermo Coria de Davide Sanguinetti por 6/0, 2/6 e 6/0.