O meio-campo Paulo Baier e o atacante Guerrón devem ser titulares amanhã, no jogo de volta contra o Criciúma, pela Copa do Brasil. Se o técnico Juan Ramon Carrasco confirmar a dupla, as chances de classificação, pode-se dizer, são de 100%. Motivo: com os dois em campo, o Furacão não perdeu e nem empatou nesta temporada.

continua após a publicidade

Em relação ao ano passado, mudou da água para o vinho o comportamento da dupla. Em 2011, a convivência entre eles não era das melhores. No dia 18 de novembro, os dois se desentenderam e foi preciso a intervenção dos colegas para acalmar os ânimos. Baier cobrou Guerrón no treinamento e o equatoriano não gostou, o que foi suficiente para começar a discussão. Dias depois, Guerrón disse ter entendido melhor a postura do capitão, dando razão a ele.

Mas nesta temporada os ares são outros. A dupla virou talismã. Das 22 vezes em que o Furacão esteve em campo, em cinco delas a dupla atuou e levou três pontos em todas. Foram quatro partidas pelo Campeonato Paranaense e uma pela Copa do Brasil. Em um dos jogos, Baier e Guerrón ainda deram show. Foi na goleada por 5 x 0 sobre o Operário – jogo que marcou o primeiro gol de Guerrón na temporada. Contra o Cianorte, o equatoriano marcou dois dos três gols da vitória por 3 x 0, mas Baier não ficou para trás e no jogo contra o Iraty repetiu o colega equatoriano. Nestes jogos, eles marcaram seis gols.

Com exceção da vitória por 1 x 0 sobre o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, que teve gol de Marcinho, Baier ou Guerrón balançaram as redes sempre – ora um, ora outro. Cada um já marcou três vezes. Aliás, em relação a jogos pela Copa do Brasil, os dois também têm bom retrospecto. Baier está há mais tempo na equipe -chegou em junho de 2009 – e o equatoriano em julho de 2010, mas os dois têm o mesmo número de jogos. Com eles em campo, o desempenho do Furacão é de 66,6%. Os números da dupla, nas vezes em que atuou junta, somam 9 jogos, 5 vitórias, 3 empates, 1 derrota e 5 gols.

continua após a publicidade

Na partida de amanhã, na Vila Capanema, o Furacão pode perder por 1 x 0 que ainda assim se classifica. O time trouxe uma boa vantagem por ter vencido o Criciúma por 2 x 1 no primeiro jogo, placar construído por Guerrón.