A Guatemala não teve qualquer problema para golear a China por 10 a 1, nesta terça-feira, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e segue na briga por uma vaga nas quartas-de-final do Mundial de futsal. Com o resultado, os guatemaltecos assumiram a segunda colocação do Grupo C, com seis pontos. Já a China perdeu seu terceiro jogo e segue sem pontuar.
A Guatemala pode ser superada ainda hoje pela Ucrânia, que enfrentará o Egito, às 12h30. Caso isso aconteça, o duelo com a Argentina, na quinta-feira, será decisivo para os guatemaltecos, que precisariam de uma vitória para se classificar, já que a Ucrânia não deve ter dificuldade para superar a China.
A Guatemala definiu o duelo já no primeiro tempo, quando abriu 7 a 0. Os gols foram marcados por Erick Acevedo, Daniel Tejada (duas vezes), Jose Gonzalez, Luis Castro e Carlos Estrada (duas vezes). No segundo tempo, a equipe diminuiu o ritmo. A China descontou com LIU Xinyi, aos 11 minutos. Mas a Guatemala ainda marcou mais três gols com Marion Noj, Jose Gonzalez e Carlos Estrada.