Ao ser apresentado oficialmente como novo treinador do Barcelona, nesta terça-feira (17), Pep Guardiola deu um sinal bem claro do tamanho da reformulação que está sendo feita no elenco do clube. Ele admitiu que não conta mais com o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, o português Deco e o camaronês Eto’o, três dos principais jogadores do Barça nos últimos anos, que ainda não definiram seus futuros profissionais.

continua após a publicidade

Deco já havia dito que iria sair do Barcelona, mas ainda não definiu seu novo clube – Chelsea e Inter de Milão estão interessados. Eto’o, por sua vez, está nos planos do Milan. E Ronaldinho Gaúcho, também já previamente descartado pela diretoria do clube espanhol, poderia ir para Chelsea ou Manchester City.

Independente do futuro dos três astros, Guardiola já adiantou que não pretende trabalhar com Ronaldinho, Deco e Eto’o na próxima temporada. "Estamos planejando o elenco sem eles. É preciso avaliar questões como a performance atual e o rendimento na última temporada", explicou o novo treinador do Barcelona.

Aos 37 anos, Guardiola assinou um contrato de duas temporadas com o Barcelona, clube que defendeu durante grande parte de sua carreira como jogador – foi chamado para substituir o técnico holandês Frank Rijkaard no começo de maio. E chega agora com a missão de reformular o time, depois da fraca performance na última temporada.

continua após a publicidade

"Me sinto preparado para o desafio. Não tenho muita experiência porque tenho 37 anos. Mas não tenho medo", afirmou Guardiola, que teve uma única experiência como treinador, na temporada passada, quando comandou o time B do Barcelona.

Ainda sobre a reformulação do elenco, que já perdeu oficialmente jogadores como o italiano Zambrotta, o brasileiro Edmílson e o mexicano Giovanni dos Santos, Guardiola revelou nesta terça-feira que conta com a permanência do atacante francês Henry. Por outro lado, ele espera mais reforços, além dos que foram contratados até agora: Seydou Keita, Gerard Pique, Martin Caceres e o brasileiro Daniel Alves.  

continua após a publicidade