O Manchester City divulgou nesta sexta-feira a sua lista de jogadores convocados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. E chamou a atenção o fato de o técnico Pep Guardiola não ter incluído nesta lista de 21 nomes o marfinense Yaya Touré, evidenciando ainda mais a situação complicada do atleta no clube inglês.

continua após a publicidade

O meio-campista, que anteriormente foi dirigido pelo técnico espanhol no Barcelona, era considerado um dos pilares do meio-campo do City, mas vem caindo de rendimento nas últimas temporadas e perdeu de vez o espaço que tinha após a contratação de Guardiola, badalado comandante que deixou o Bayern de Munique e acaba de assumir o clube de Manchester.

continua após a publicidade

Touré só disputou uma partida até agora nesta temporada europeia, que foi no confronto de volta dos playoffs finais para a fase de grupos da Liga dos Campeões, contra o Steaua Bucareste, em casa, depois de o time inglês ter se tornado um “virtual classificado” por antecipação ao aplicar uma goleada por 5 a 0 no duelo de ida, na Romênia.

continua após a publicidade

Descartado da equipe titular nos três primeiros jogos deste Campeonato Inglês, Touré, de 33 anos, vem tendo a sua possível saída do clube especulada nos últimos meses, sendo que Guardiola estava no comando do comando do Barcelona quando o time espanhol vendeu o meio-campista ao City em 2010. Agora sem espaço depois de ter se firmado como um jogador-chave em outros tempos, o marfinense está cumprindo o seu último ano de contrato com a equipe inglesa.

De acordo com relatos da imprensa europeia, a Inter de Milão estava interessada na contratação de Touré, mas a janela de transferências do futebol europeu se fechou na última quarta-feira e o atleta permaneceu no City.

Guardiola poderia convocar até 17 estrangeiros para a fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que o elenco do City conta com 18. Assim, Touré foi o único deles que não foi listado nesta sexta-feira. Assim, ele não irá atuar no grupo que conta com Borussia Mönchengladbach, Celtic e Barcelona como rivais do City. O marfinense, porém, ainda pode ser convocado para o estágio seguinte da competição, caso o time avance às oitavas de final.

Pelo regulamento da Liga dos Campeões, até três jogadores da lista inicial podem ser substituídos para a próxima fase. Entre os estrangeiros que foram chamados agora estão os recém-contratados meio-campistas alemães Ilkay Gundogan e Leroy Sane, que ainda não estrearam pelo City, assim como figura o capitão belga Vincent Kompany, que segue se recuperando de uma lesão que o deixou de fora da última Eurocopa.

Os brasileiros Fernando e Fernandinho, também meio-campistas, foram outros dois nomes confirmados para esta fase de grupos da Liga dos Campeões.