A cidade de Guarapuava foi escolhida para ser a sede da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) de 2008, mas agora o município está desistindo de ter o evento. O governo municipal se responsabilizou pela construção de uma ampla vila olímpica no Parque de Exposições Lacerda Werneck, com piscina coberta e aquecida, reformas no campo de futebol, construção de quadra de vôlei de areia e toda infra-estrutura necessária. Além de restaurante e alojamentos, que também seriam erguidos. O montante de investimento inicialmente calculado é de R$ 3 milhões.
A um ano e três meses do evento, contudo, a Prefeitura voltou atrás, alegando falta de tempo hábil para conclusão total das instalações anunciadas. Delegar a sede para outra cidade, ainda a ser definida, foi a alternativa encontrada para evitar um mal ainda maior, ou seja, o constrangimento de não conseguir entregar aos cerca de sete mil atletas a estrutura mínima para a realização dos JAPs.
Segundo o coordenador-geral dos Jogos Oficiais da Paraná Esporte, Detlev Uwe Sukap, a entidade ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da desistência de Guarapuava. ?Assim que tivermos a oficialização, entraremos em contato com Pato Branco, já que foi o município que concorreu com Guarapuava ano passado para ser sede dos Jogos Abertos, em 2008?, disse Detlev.