O secretário da Segurança Pública do México, Genaro Garcia Luna, apresentou nesta segunda-feira, no IBC (“casa” da emissoras com direito de transmissão), o Centro de Operações de Segurança dos Jogos Pan-Americanos. No total, a competição terá o envolvimento de 11 mil profissionais, incluindo policiais federais, estaduais e municipais, bombeiros, profissionais da área de saúde, investigação, inteligência e de Justiça.
Genaro García Luna apresentou também a Plataforma México, que é um sistema integrado que conta com informações da meteorologia, alertas para terremotos, tsunamis e monitoração de aeronaves. O monitoramento de segurança contará com 650 câmeras espalhadas por todas os locais que receberão os eventos esportivos nas cidades-sedes.
Outra ferramenta que ajudará a polícia mexicana é o centro de registro de fichas criminais, que conta com informações de mais de 427 mil pessoas de diversos países. Com este aplicativo, os responsáveis pelo monitoramento conseguem se comunicar com os postos policiais das cidades-sedes para checar dados e ajudar na detenção de criminosos.