As rivais Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto encabeçaram domingo passado a principal disputa nacional na Maratona Aquática Internacional de Santos, primeira etapa da Copa do Mundo da Fina (Federação Internacional de Natação). A prova, no entanto, assim como no último ano, foi amplamente dominada pelos estrangeiros, não contou com brasileiros no pódio e ficou marcada por um susto no fim com a saída repentina do japonês Yuto Kobayashi devido a uma cotovelada.
O atleta estrangeiro foi retirado do mar com urgência e atendido em ambulância ainda na praia. O quadro minutos após o socorro foi considerado estável.
Os vencedores foram o francês Romain Beraud e a americana Emily Brunemann. Allan do Carmo e Diogo Villarinho terminaram como melhores brasileiros no masculino, enquanto Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto no feminino, mas ainda longe do pódio. A condição classificava os dois melhores brasileiros por categoria para o Mundial de Barcelona, de 20 a 27 de julho.
Mais de 100 atletas entre campeões olímpicos e mundiais estiveram da competição, que também contou com provas nacionais, de 2km e 4km, e reuniu cerca de 1000 atletas.
O circuito mundial teve início neste domingo e será seguido pelas etapas de Viedma, na Argentina, em 2 de fevereiro; Eilat, Israel, em 1 de março; Cancun, México, em 13 de abril; Lac St-Jean, em 25 de julho, e Lac Megantic, 10 de agosto, no Canadá; Hong Kong, em 6 de outubro, e Shantou, em 13 de outubro, na China.
Veja os três primeiros colocados: Masculino: 1.º Romain Beraud (França) 2.º Federico Vanelli (Itália) 3.º Simoni Ruffini (Itália)
Feminino: 1.º Emily Brunemann (Estados Unidos) 2.º Eva Fabian (Estados Unidos) 3.º Rachele Brum (Itália)