O Grêmio se sagrou campeão da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho, na noite desta quarta-feira com uma vitória suada sobre o Caxias, no Olímpico. Após sair perdendo por 2 a 0, o time da casa arrancou o empate aos 50 minutos do segundo tempo e venceu a decisão nos pênaltis, por 4 a 1.

continua após a publicidade

O destaque da partida foi o goleiro Victor, que defendeu duas penalidades e garantiu o título ao Grêmio. Com a vitória, o time do técnico Renato Gaúcho assegurou vaga na final do campeonato. Se vencer também a Taça Farroupilha, o segundo turno, o Grêmio se consagrará campeão gaúcho por antecipação, sem a necessidade de disputar a grande final.

Jogando em casa, com o apoio maciço da torcida, o Grêmio foi surpreendido pelo Caxias no primeiro tempo. À vontade em campo, a equipe visitante não se intimidou e abriu 2 a 0 no placar. Aos 20 minutos, Itaqui, ex-Grêmio, bateu falta com categoria e mandou para as redes. A bola ainda desviou em André Lima antes de entrar.

Embalado, o Caxias não deu espaço ao Grêmio e marcou o segundo antes do intervalo. Aos 39 minutos, Gerley tabelou com Everton e bateu cruzado. Victor ainda encostou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol dos visitantes.

continua após a publicidade

Insatisfeito com seu time, Renato Gaúcho fez mudanças ainda no primeiro tempo. Sacou Carlos Alberto, vaiado pela torcida, e colocou em campo Bruno Collaço. Antes do jogo já havia optado por Willian Magrão no lugar de Lúcio, que acabou entrando na partida no segundo tempo, na vaga de Gilson.

E foi o próprio Willian Magrão quem marcou o primeiro gol gremista, aos 44 minutos, após passe de Fábio Rochemback. O gol acordou o time e a torcida. Com uma nova postura, o Grêmio passou a pressionar o Caxias no segundo tempo.

continua após a publicidade

Aos 24, o Grêmio chegou a marcar o segundo gol, mas a arbitragem assinalou impedimento de André Lima, após cobrança de falta de Rochemback. O gol salvador só surgiu nos acréscimos. Aos 50, Rafael Marques aproveitou confusão dentro da área e mandou para o fundo das redes, para alegria da torcida.

Nas penalidades, Borges, Douglas, Rochemback e Lúcio converteram as cobranças gremistas, enquanto Dê e Diogo pararam nas mãos de Victor. Everton fez o gol de honra do Caxias.

Após o término do primeiro turno, o Grêmio já pensa na estreia na segunda metade do Gauchão. Já neste sábado, o campeão da Taça Piratini enfrentará o Cruzeiro-RS, no Olímpico, às 16 horas. O Caxias receberá o Internacional no Estádio Centenário, no mesmo dia e horário.