No dia em que comemorou 30 anos de sua primeira Copa Libertadores reunindo os jogadores daquela conquista, o Grêmio também fez festa ganhando do Fluminense por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo, em Porto Alegre. O resultado deixou o clube gaúcho com 15 pontos, beirando o G4. Ao mesmo tempo, aumentou a crise do atual campeão brasileiro, que perdeu a quarta seguida.
Com nove pontos em igual número de jogos, o Flu só não está na zona de rebaixamento por conta do saldo de gols, superior a de Flamengo e São Paulo. A equipe rubro-negra, porém, pega o Botafogo logo mais, e pode mandar o rival tricolor para a zona de degola.
Apesar de jogar como visitante, o Fluminense tomou a iniciativa, foi para o ataque e passou todo o primeiro tempo dando a impressão de que dominava o jogo. Mesmo assim, só conseguiu concluir quatro vezes sem assustar o goleiro Dida, que fez defesas fáceis ou viu a bola sair para fora. O Grêmio rondou menos a área adversária, mas foi mais perigoso e mandou duas bolas na trave, uma aos 12 minutos, com Elano, em cobrança de falta, e outra aos 37 minutos, com o estreante Riveros.
No segundo tempo, o time gaúcho apertou a marcação e tratou de acelerar suas jogadas. Aos cinco minutos, Alex Telles cruzou da esquerda e Riveros antecipou-se à defesa para abrir o placar, de cabeça.
Em desvantagem, o Fluminense tentou pressionar e esteve perto de empatar por pelo menos três vezes, em conclusões de Samuel, aos 26 minutos, e Wagner, que mandou a bola na rede, pelo lado de fora, aos 28, e na trave, aos 30.
Aos 39 minutos, no entanto, o Grêmio teve sua segunda chance no segundo tempo e definiu o placar. Kleber recebeu passe de Ramiro e livre, dentro da área, desviou do goleiro Diego Cavalieri.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 X 0 FLUMINENSE
GRÊMIO – Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Ramiro), Riveros, Elano (Maxi Rodriguez) e Zé Roberto (Gabriel); Kleber e Barcos. Técnico – Renato Portaluppi.
FLUMINENSE – Diego Cavalieri; Wellington Silva (Diguinho), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Rhayner), Jean, Deco e Wágner (Kennedy); Rafael Sobis e Samuel. Técnico – Abel Braga.
GOLS – Riveros, aos 5, e Kleber, aos 39 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).
CARTÃO AMARELO – Gum.
RENDA – R$ 1.234.670,00.
PÚBLICO – 28.793 pagantes.
LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).