O Grêmio venceu o Internacional por 1 a 0 neste domingo (16), no Olímpico, em Porto Alegre, e avançou do sétimo para o quinto lugar na classificação do campeonato brasileiro. Com o resultado, o Grêmio chegou a 41 pontos e segue bem próximo do grupo que vai disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Já Inter, ficou com os mesmos 35 pontos corre o risco de deixar a zona de classificação para a Copa sul-americana nas próximas rodadas.

continua após a publicidade

Num jogo equilibrado, as atuações dos meias Tcheco e Diego Souza nos lançamentos, e do atacante Tuta, nas paredes e assistências para seus companheiros, fizeram a diferença. Com propostas de jogo parecidas, os dois times foram rigorosos na marcação e deixaram pouco espaço para jogadas de contra-ataque. Também apostaram no avanço dos zagueiros em cobranças de bola parada.

O Internacional assustou antes. No primeiro minuto, Alex lançou Adriano, que mandou a bola na trave de Saja. Mas o Grêmio não se intimidou e foi mais eficiente. No lance seguinte, Tuta recebeu lançamento de Sandro Goiano e, mesmo livre, chutou para fora. Aos 12 minutos foi a vez de Diego Souza, de cabeça, acertar a trave de Renan. Logo depois, Tcheco cobrou escanteio, Jonas cabeceou, o goleiro colorado rebateu e Tuta fez um cruzamento perfeito, na cabeça de Léo, que marcou o único gol da partida.

Apesar da desvantagem no placar, o Internacional seguiu atento na marcação. Só na metade do segundo tempo o técnico Abel Braga soltou mais o time na tentativa de empatar, colocando o meia Pinga no lugar do volante Wellington Monteiro. No Grêmio, a saída de Jonas, contundido, foi aproveitada por Mano Menezes para tentar acelerar o contra-ataque, com Luciano Marreta. O tricolor seguiu criando as melhores chances. Poderia ter ampliado aos 29 minutos, num lance em que William cabeceou a bola no canto e Renan fez a grande defesa do jogo, e aos 40 minutos, quando Hidalgo ficou livre e chutou para fora.

continua após a publicidade

Ficha técnica:

Grêmio – Saja; Bustos (Patrício), William, Léo e Hidalgo; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco; Tuta e Jonas (Luciano Marreta).

continua após a publicidade

Técnico: Mano Menezes.

Internacional – Renan; Wellington Monteiro (Pinga), Índio, Sidnei e Alex; Magal, Edinho (Élder Granja), Roger (Gil), Guiñazu; Fernandão e Adriano.

Técnico: Abel Braga.

Gols – Léo (G), aos 13 minutos do 1º tempo.

Juiz – Héber Roberto Lopes (PR).

Cartões amarelos – Hidalgo e Tuta (Grêmio); Wellington Monteiro, Sidnei, Edinho, Alex e Adriano (Internacional)

Público – 35.547 (32.873 pagantes).

Renda – R$ 644.670,00.

local – Olímpico, em Porto Alegre.