Porto Alegre – O técnico José Luiz Plein estréia no comando do Grêmio hoje, às 18h, contra o São Paulo, no Morumbi. Ele já começa na obrigação de fazer um time considerado azarão – o favoritismo do adversário é reconhecido no Olímpico – vencer para recuperar a confiança perdida e iniciar, enfim, uma nova fase que deixe para trás 12 meses de turbulência.
Desde o início de junho de 2003, quando Tite saiu do clube, o Grêmio já teve outros quatro técnicos – Dario Pereyra, Nestor Simionatto, Adílson Batista e, agora, Plein – e usou 66 jogadores, número suficiente para formar quatro times. Mesmo assim, o máximo que conseguiu foi escapar do rebaixamento na última rodada do Brasileiro do ano passado.
Para sua primeira partida como técnico do Grêmio, Plein não contará com o zagueiro Baloy, cedido à seleção do Panamá, com o volante Cocito, suspenso, e com os meias Felipe Melo, também suspenso, e Luciano Santos, contundido. Os substitutos serão Claudiomiro na defesa, Leanderson, Leonardo Inácio e Luciano Ratinho no meio-campo. Na lateral-direita, o novo técnico atendeu aos pedidos da torcida e tornou George titular, no lugar de Michel.