Mesmo desfalcado de sete jogadores, o Grêmio conquistou, na tarde deste sábado, um ótimo resultado em Salvador, ao bater o Vitória por 3 a 0. Com o resultado, o time gaúcho manteve a ascensão na tabela do Campeonato Brasileiro, chegando à oitava posição, com 39 pontos. Já o Vitória conheceu a terceira derrota consecutiva, duas delas no Barradão, e, estacionado nos 31 pontos, vê a zona de rebaixamento cada vez mais próxima.
O Grêmio começou o jogo assustando, com uma cabeçada de Neuton para fora, mas o Vitória, usando a falta de entrosamento do adversário, rapidamente passou a ter mais posse de bola. Não conseguia, entretanto, levar perigo ao gol de Victor. E foi o time gaúcho que conseguiu abrir o placar, aos 20 minutos, em um erro do zagueiro Wallace. Ele tentou dar um chutão, mas acertou Jonas e a bola sobrou para Maylson, que, de frente para o gol, apenas empurrou na saída de Lee.
O gol acordou o Vitória, que passou a pressionar o adversário e perder oportunidades de empatar. Ramon e Henrique desperdiçaram chances concluindo para fora. Victor ainda salvou o Grêmio ao conseguir defender um chute de Ricardo Conceição. A pressão, porém, durou apenas dez minutos, porque o forte calor da tarde em Salvador acabou com o fôlego dos jogadores das duas equipes.
O segundo tempo começou no ritmo do primeiro, com o domínio improdutivo do Vitória. A rigor, Victor só foi exigido uma vez, depois de sair mal em um cruzamento, aos 25 minutos. A bola sobrou, na entrada da área, para Thiago Humberto chutar forte, mas bola foi defendida por Victor. No rebote, o meia chutou mais uma vez, mas para fora.
Depois dos 35 minutos, o Vitória cansou e passou a dar espaços para o contra-ataque do Grêmio. E o time gaúcho aproveitou. Aos 45 minutos, o atacante Diego, que havia entrado no lugar de Maylson, aproveitou rebote de Lee depois de chute de Jonas para ampliar. E, aos 47 minutos, o lateral Edílson, que também entrou no segundo tempo, concluiu jogada de Gabriel e chutou forte, da entrada da área, fechando o placar.
Na próxima rodada, o Grêmio tenta manter a boa fase em casa, contra o lanterna Grêmio Prudente, na quarta-feira. No mesmo dia, o Vitória vai à capital paulista enfrentar o São Paulo.
Ficha técnica:
Vitória 0 x 3 Grêmio
Vitória – Lee; Ricardo Conceição, Wallace, Thiago Martinelli e Egídio; Vanderson (Kléber Pereira), Bida, Ramon (Thiago Humberto) e Elkeson; Henrique e Júnior (Schwenck). Técnico: Ricardo Silva.
Grêmio – Victor; Gabriel, Ozéia, Neuton e Fábio Santos; Saimon (Edílson), Fernando (Willian Magrão), Maylson (Diego), Roberson e Lúcio; Jonas. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols – Maylson, aos 20 minutos do primeiro tempo; Diego, aos 45, e Edílson, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Elkeson e Ricardo Conceição (Vitória); Lúcio, Ozéia e Victor (Grêmio).
Árbitro – Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Renda – R$ 138.975.
Público – 10.998 pagantes.
Local – Estádio Barradão, em Salvador (BA).