O Grêmio conquistou neste domingo o título do Campeonato Gaúcho. Mesmo com a derrota para o rival Inter por 1 a 0, no Estádio Olímpico, os gremistas foram campeões porque tinham vencido o primeiro jogo da final, semana passada, no Beira-Rio, por 2 a 0.
Com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo e de jogar em casa, o Grêmio entrou na final deste domingo como favorito ao título. Mas o Inter foi valente no Gre-Nal decisivo e teve chances de sair do Estádio Olímpico como campeão estadual.
Precisando da vitória, o Inter foi ao ataque desde o começo do jogo. E, atacando com muita velocidade e fazendo uma boa marcação, abriu o placar logo aos nove minutos. Após falta cobrada por Kleber, Giuliano pegou rebote do goleiro Victor e chutou para marcar.
No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e passou a dominar o jogo. Diante de um Inter já acuado, os donos da casa pressionaram bastante, exigindo boas defesas do goleiro argentino Abbondanzieri. Mas o gol não saiu, mantendo-se o placar de 1 a 0.
Aos 45 minutos do segundo tempo, Taison, do Inter, acertou um chute, sem bola, no atacante gremista Jonas e acabou expulso, o que gerou uma confusão na lateral do campo envolvendo jogadores dos dois times. A partida foi paralisada por cerca de três minutos.
Depois da confusão, quando o Inter já estava com um jogador a menos em campo, não houve tempo para tentar mais nada. Assim, o Grêmio, mesmo com a derrota na final, pôde comemorar o título de campeão gaúcho junto com sua torcida no Estádio Olímpico.
Agora, os dois rivais gaúchos se concentram em novas decisões. O Grêmio recebe o Fluminense na quarta-feira, no Olímpico, pelas quartas de final da Copa do Brasil. E o Inter enfrenta o argentino Banfield, quinta, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Libertadores.
FICHA TÉCNICA:
Grêmio 0 x 1 Inter
Grêmio – Victor; Edilson, Ozeia, Rodrigo e Neuton (Joilson); Adilson, William Magrão, Leandro (Hugo) e Douglas (Fábio Rochemback); Jonas e Borges. Técnico: Silas.
Inter – Abbondanzieri; Bolívar, Ronaldo Silva (Kléber Pereira) e Fabiano Eller; Bruno Silva (Nei), Sandro, Glaydson, Giuliano e Kléber; Taison e Walter (Thiago Humberto). Técnico: Jorge Fossati.
Gol – Giuliano, aos 9 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Leandro Vuaden (Fifa/RS).
Cartões amarelos – Ronaldo Alves, Nei, Fabiano Eller e Edilson.
Cartão vermelho – Taison.
Renda – R$ 1.010.589,00.
Público – 44.727 pessoas.
Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).