Depois de se afastar para uma distância segura da zona de rebaixamento, o Grêmio pode voltar a ter algumas chances, ainda que remotas, de sonhar com uma vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem se aproveitar o fator local para somar seis pontos aos 33 que já tem no Campeonato Brasileiro. O primeiro passo pode ser dado neste domingo contra o Cruzeiro, às 18 horas, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 27.ª rodada, e o segundo na próxima quarta-feira contra o Santos, também em casa, em jogo transferido da 11ª rodada.
Para vencer adversários tradicionais, o time tricolor terá de tornar o seu ataque mais eficiente. O Grêmio marcou apenas 29 gols até agora e só não é o último da contagem porque o Atlético Paranaense está pior ainda, com 25.
Atento à necessidade de melhorar o desempenho do setor, o técnico Celso Roth passou a semana treinando movimentos de contra-ataque e lançamentos de bola para a área adversária e conclusões. André Lima terá função fundamental tanto para finalizar as jogadas quanto para fazer parede para a chegada dos meias Douglas, Marquinhos e Escudero.
O zagueiro Saimon, contundido, e o volante Gilberto Silva, suspenso, não enfrentam o Cruzeiro. Rafael Marques segue na defesa e Fernando volta ao meio de campo, com chances de ficar com a posição e deixar o experiente companheiro na reserva.