Com gol suado nos acréscimos, o Grêmio arrancou o empate, por 2 a 2, com o Avaí, na noite desta quarta-feira, no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro Rafael Marques evitou a derrota gremista ao marcar o segundo gol aos 49 minutos do segundo tempo, depois que Douglas anotou o primeiro em um polêmico pênalti.

continua após a publicidade

O resultado deixa o time gaúcho com oito pontos na classificação, na provisória 13ª colocação. Os catarinenses chegaram ao segundo ponto, agora na penúltima posição. Ao contrário do que poderia sugerir o fator local, quem teve motivos para comemorar o placar foi o time da casa e não o visitante, que saiu lamentando a igualdade e reclamando do árbitro, por entender que o pênalti que deu início à reação tricolor não existiu.

Antes do jogo, a circunstância era ideal para o Grêmio começar a se recuperar da má campanha neste início de Brasileirão. O time contava com a ajuda da torcida e com a volta dos atacantes titulares Leandro e André Lima. Além disso, o Grêmio enfrentaria um adversário em crise, que havia sofrido 18 gols em seis rodadas.

Quem comandou a maior parte do jogo, no entanto, foi o visitante, que soube se fechar na defesa e sair para o contra-ataque. O Avaí marcou um gol cedo e cresceu à medida em que percebia que o adversário era um time frágil e atrapalhado, que errava passes e não conseguia trabalhar as jogadas.

continua após a publicidade

O Avaí abriu o placar aos oito minutos. Pedro Ken cruzou, Elton Felipe desviou de cabeça e Gustavo Bastos marcou. O time catarinense poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo, em conclusões de William e Romano que o goleiro Marcelo Grohe defendeu.

No início do segundo tempo, a expulsão de Batista parecia abrir caminho para a reação dos anfitriões. Mas logo depois, aos seis minutos, Robinho aproveitou cruzamento para a área e marcou o segundo gol, levando os dez mil torcedores que enfrentavam o frio nas arquibancadas ao desespero.

continua após a publicidade

Aos 27 minutos, Escudero cavou um pênalti ao se chocar com Daniel dentro da área. Douglas cobrou e converteu. Mas nem comemorou o gol por muito tempo. Aos 31, foi expulso, por reclamação. No restante do jogo, o Grêmio passou a pressionar. Aos 39, Fábio Rochemback mandou a bola na trave, em cobrança de falta. E, depois de muito insistir, Rafael Marques aproveitou um rebote da defesa e empatou, aos 49.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta. O Grêmio vai visitar o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, enquanto o Avaí receberá o Bahia, na Ressacada, em Florianópolis.

Ficha Técnica:

Grêmio 2 x 2 Avaí

Grêmio – Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão (Miralles), Lúcio (Escudero) e Douglas; Leandro (Roberson) e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.

Avaí – Aleks; Daniel, Gustavo Bastos, Welton Felipe e Romano; Bruno, Batista, Pedro Ken e Cléverson (Fábio Santos); William (Fabiano Costa) e Rafael Coelho (Robinho). Técnico: Alexandre Gallo.

Gols – Gustavo Bastos, aos 4 minutos do 1º tempo. Robinho, aos 6, Douglas (pênalti), aos 28, e Rafael Marques, aos 49 minutos do 2º tempo.

Cartões amarelos – Willian Magrão, André Lima, Aleks, Gustavo Bastos, Bruno, Pedro Ken e Rafael Coelho.

Cartões vermelhos – Douglas e Batista.

Árbitro – Claudio Mercante (PE).

Renda – R$ 131.143,50.

Público – 8.894 pagantes (10.346 no total).

Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).