A estreia do Grêmio na Copa Libertadores, nesta quinta-feira, contra o Zamora, na Venezuela, promete ser mais difícil do que o esperado. Não bastasse a dificuldade de jogar fora de casa, a equipe ainda precisa superar os desfalques do volante Maicon e do zagueiro Pedro Geromel, dois dos principais jogadores do elenco.
Maicon deve ter recuperação rápida de uma lesão na panturrilha, mas ainda não tem condições de jogo e sequer viajou com o grupo à Venezuela. Já o problema de Geromel é mais grave: sofreu uma fratura na costela, após levar uma cotovelada no Gre-Nal disputado no sábado, e ficará afastado dos gramados por tempo indeterminado.
A direção gremista agiu rápido e já nesta quarta-feira contratou Bruno Rodrigo, que estava sem time após deixar o Cruzeiro no fim do ano passado. O zagueiro, contudo, não teve tempo de treinar. Assim, embora reforçará o time no restante da Libertadores, ele está fora da estreia.
Sem Pedro Geromel e Bruno Rodrigo, Renato Gaúcho deve optar por Rafael Thyere para formar dupla com Kannemann. Outra opção menos provável seria Bressan. Para o lugar de Maicon, por sua vez, a vaga deve ser de Michel. “Já decidi, o time está na minha cabeça, mas não vou falar agora”, desconversou o treinador.
Aproveitando os desfalques do adversário, o Zamora chega confiante para o jogo. Embora tenha perdido seus quatro duelos para equipes brasileiras na competição – diante de Fluminense e Atlético Mineiro, tanto em casa como fora -, o segundo colocado do Campeonato Venezuelano aposta que pode surpreender.
“Vamos com a esperança de começar da melhor maneira, de somar os três pontos e conseguir um resultado importante em nossa torcida e em nossa casa”, comentou o meio-campista Luis Melo, um dos destaques do time. “Estamos trabalhando para isso, para conseguir um semestre histórico. Temos a mente voltada apenas para o Grêmio e treinamos muito para estar no topo.”
Grêmio e Zamora estão no Grupo 8, liderado hoje pelo Guaraní-PAR, que derrotou o Deportes Iquique em sua estreia na Libertadores, na última terça-feira.