Rio (AE) ? Três dias depois da conquista do Campeonato Carioca, a torcida do Fluminense tem motivos para prolongar a comemoração. O campeão do Estado do Rio derrotou nesta quarta-feira o Grêmio, por 3 a 0, no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com esse resultado, a equipe carioca pode perder até por dois gols de diferença para se classificar à fase quartas-de-final. O jogo de volta ocorrerá no dia 4 de maio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O destaque da partida foi o atacante Tuta, autor de dois gols.

continua após a publicidade

Com um minuto, Tuta mostrou que estava curado da ‘ressaca’ pelo título carioca. Ele acertou uma bicicleta na trave do goleiro Eduardo. Um lance bonito. Refeito do susto, o Grêmio reagiu com uma cabeça de Somália, para fora, e um chute forte de Marcos Vinícius, que Kleber defendeu. Quando parecia que o time gaúcho tomaria conta do jogo, pois ditava o ritmo de jogo, principalmente no meio-de-campo, o Fluminense fez seu primeiro gol.

Depois do bom lançamento do meia Preto Casagrande, Leandro driblou o goleiro adversário e deu bom passe para Tuta, melhor posicionado, finalizar com eficiência: 1 a 0, aos 18 minutos. O gol animou ainda mais o campeão carioca. Tuta, de cabeça, quase ampliou o marcador.

E o primeiro tempo, sem dúvida, teve como principal personagem Tuta. Ele "tabelou" com o lateral-esquerdo Juan e, na saída de Eduardo, chutou com perfeição: 2 a 0, aos 31. A partir daí, o Fluminense diminuiu o ritmo de jogo até o intervalo. Antes, porém, quase viu Somália marcar. Kleber fez boa defesa.

continua após a publicidade

O segundo tempo não poderia começar melhor para o Fluminense. E foi com um golaço, logo no primeiro minuto. Juan deu ótimo lançamento para Leandro, que driblou um zagueiro e, de forma inteligente, deu passe para trás. O meia Juninho chutou colocado, da entrada da área, no ângulo esquerdo do goleiro Eduardo: 3 a 0.

O Fluminense poderia até aplicar uma goleada história no Grêmio, mas lhe faltou entusiasmo. Se acomodou com a vantagem de três gols. Passou a trocar passes e chegou, inclusive, a ser vaiado por seus torcedores. Nem assim, o time gaúcho conseguiu fazer seu gol de honra. Esbarrou em suas próprias deficiências, que são muitas.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 X 0 GRÊMIO

GOLS ? Tuta, aos 18 minutos, e Tuta, aos 31, do primeiro tempo. Juninho, a 1 minuto do segundo tempo.

FLUMINENSE – Kleber; Gabriel, Antônio Carlos, Fabiano Eller e Juan; Marcão, Preto Casagrande (Lino), Diego e Juninho (Alex); Leandro (Rodrigo Tiuí) e Tuta. Técnico: Abel Braga.

GRÊMIO – Eduardo; Alessandro, Alessandro Lopes, Tiago Prado (Denis) e Marcinho; Marcus Vinícius, Élton, Bruno (Nunes) e Anderson (Saraiva); Somália e Márcio Oliveira. Técnico: Hugo de León.

JUIZ ? Wallace Valente.

CARTÃO AMARELO ? Marcinho, Nunes e Alessandro Lopes.

RENDA ? R$ 83.226,00

PÚBLICO ? 9.770 pagantes.

LOCAL ? Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).