Porto Alegre – Para o Corinthians, é apenas mais um jogo, uma despedida insossa do campeonato brasileiro. Para o Grêmio, a partida de amanhã é a mais importante do ano de seu centenário. Depois de sofrer durante toda a competição, o Tricolor gaúcho precisa vencer o rival, às 18h, no estádio Olímpico, para escapar do rebaixamento e encerrar de forma digna seu centésimo ano de história.

O lateral-direito Rogério, do Corinthians, resume o que será o embate. “A responsabilidade é do Grêmio, que precisa do resultado. Eles vão sair e vamos tirar proveito disso. O Corinthians não tem nada a perder nem a ganhar. Mas vamos buscar a vitória para deixar uma boa impressão”, avaliou, garantindo que não haverá corpo mole por parte do time paulista.

Do lado gremista, é desnecessário dizer. O lema é “raça no campo e barulho na arquibancada”. Foram colocados à venda 18 mil ingressos, com valor reduzido e direito a acompanhante. Serão 36 mil tricolores unidos para empurrar o time. Após 90 minutos, eles deixarão o estádio aliviados, livres da angústia que os atormenta há quase nove meses. Ou cabisbaixos, com a perspectiva de repetir em 2004 a peregrinação de 1992 na Segundona.

Só a vitória deixará o Grêmio tranqüilo. Se perder ou empatar, fica na torcida contra os concorrentes diretos. Em Campinas, a Ponte Preta teria que perder para o Fortaleza, outro candidato ao rebaixamento. E, em Salvador, o lanterna Bahia teria que cair diante do campeão Cruzeiro.

Para piorar, o técnico Adílson Batista terá trabalho para armar a equipe. Baloy, Leanderson, Claudiomiro e Tinga estão suspensos com três cartões amarelos e não jogam. O setor mais preocupante é a defesa. Adriano e Renato tiveram mau desempenho nos treinos e deixaram o treinador apreensivo.

O consolo é que o Corinthians também terá com um ataque remendado. Gil e Jô, contundidos, e Wilson, suspenso, não jogam. Fumagalli terá sua última chance de mostrar serviço se não quiser perder o emprego em 2004. O parceiro dele será Bobô, um dos garotos revelados nas categorias de base do clube.

Ficha Técnica

Horário: 16h. Local: Olímpico (Porto Alegre). Árbitro: Luciano Augusto Almeida (Fifa-DF). Assistentes: Jorge Paulo Gomes (Fifa-DF) e César Augusto Vaz (DF). Grêmio: Eduardo Martini; George, Adriano, Renato e Roger; Gavião, Marcos Paulo, Bruno e Gilberto; Cláudio Pitbull e Christian. Técnico: Adílson Batista. Corinthians: Doni; Rogério, Ânderson, Marquinhos e Moreno; Vampeta, Fabinho, Fabrício e Renato; Bobô e Fumagalli. Técnico: Juninho Fonseca.

continua após a publicidade

continua após a publicidade