O Grêmio continua firme na sua luta para conquistar o segundo turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Farroupilha, e disputar o título contra o Caxias, campeão do primeiro turno (Taça Piratini). Nesta quinta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quinta rodada, goleou o Avenida por 4 a 0 e firmou-se na liderança da Chave 2, com 15 pontos, seis a mais que o segundo colocado, o Veranópolis.
Com o resultado expressivo, o Grêmio assegurou matematicamente, com duas rodadas de antecipação, a classificação às quartas de final do segundo turno – o Cruzeiro, de Porto Alegre, em quinto lugar, tem apenas cinco pontos. Já o Avenida segue na lanterna da chave com quatro pontos e corre risco de rebaixamento à segunda divisão.
Em campo, quem brilhou no primeiro tempo foi o atacante Marcelo Moreno, autor dos dois primeiros gols. Logo no primeiro minuto de jogo, o brasileiro naturalizado boliviano acertou um belo chute de puxeta no ângulo esquerdo do gol do Avenida. Aos 14, marcou o segundo em uma cobrança de pênalti.
Na segunda etapa, sem dificuldades, o Grêmio chegou à goleada com os gols do volante Léo Gago, aos 23, e do argentino Bertoglio, aos 36 minutos. A nota triste foi a contusão – fratura no nariz – do volante/zagueiro Gilberto Silva, que agora se soma ao desfalque do atacante Kléber, lesionado gravemente no último final de semana.