O Grêmio enfrenta o Vasco, neste sábado, às 21 horas, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a meta de conquistar a sua terceira vitória consecutiva e entrar na briga pela liderança. O clube gaúcho começa a rodada como quarto colocado, com 22 pontos, a quatro do líder Botafogo.
Se ganhar, avança no máximo uma posição, mas pode, com uma combinação de resultados favoráveis, passar a lutar pela ponta na próxima rodada. Só que a posição não é tão segura. Em caso de derrota associada a resultados paralelos desfavoráveis, o time tricolor corre o risco de cair até para o oitavo lugar.
As contusões mantêm afastados titulares importantes do time treinado por Renato Gaúcho. O volante Adriano, os meias Elano e Zé Roberto e o atacante chileno Vargas estão sob os cuidados do departamento médico. Já o zagueiro Bressan está suspenso.
Como de costume, o técnico não antecipou a escalação e o esquema. É provável, no entanto, que siga com o 3-5-2. Neste caso, Saimon entra na defesa e Riveros, Souza e Maxi Rodríguez formam o trio do meio de campo. No ataque, Kleber segue como parceiro de Barcos e é candidato a ficar com a posição mesmo quando Vargas estiver apto a voltar.