O Grêmio decidiu dar prioridade à Copa Sul-Americana após ter garantido uma vaga na Taça Libertadores de 2013 e por isso viajou com todos os titulares à Colômbia, onde na quinta-feira joga contra o Millonarios, em partida de volta pelas quartas de final da competição.

continua após a publicidade

“Queremos agora o título da Sul-Americana”, confirmou o presidente do Grêmio, Paulo Odone, em declarações divulgadas nesta terça-feira na página da equipe na internet, justificando sua decisão de mandar todos os titulares para Bogotá e de inclusive fretar um avião para garantir uma viagem menos desgastante.

O clube, que venceu por 1 a 0 na partida de ida há duas semanas, necessita de um empate fora de casa para garantir uma vaga nas semifinais da competição.

O Grêmio vinha usando alguns reservas em suas partidas pela Sul-Americana para dar prioridade ao Campeonato Brasileiro, mas, sem chances de conquistar o título do torneio nacional e com a vaga na Libertadores garantida, optou por dar prioridade agora ao torneio continental.

continua após a publicidade

O Fluminense garantiu no domingo o título do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecipação ao somar dez pontos de vantagem sobre o Grêmio, vice-líder na classificação, mas que somou os pontos necessários para se garantir entre os quatro primeiros, que vão para Libertadores.

continua após a publicidade

O Grêmio chegou na noite de segunda-feira em Bogotá, após uma escala na Bolívia, com uma delegação que incluiu 24 dos 25 jogadores inscritos na Sul-Americana.

O único dos inscritos que ficou em Porto Alegre foi o meio-campo Wangler, que participará de uma partida pelas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20.

O técnico Vanderlei Luxemburgo poderá usar, em Bogotá, os quatro titulares que não puderam integrar a equipe que venceu o São Paulo por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, no final de semana.

Werley, que não jogou porque cumpria suspensão, já está garantido como titular na defesa. O zagueiro Gilberto Silva, o meio-campo Elano e o atacante Kléber, que não jogaram no domingo porque se recuparavam de lesões, foram incluídos na delegação e dependem da última palavra dos médicos para atuar na quinta-feira.

Gilberto Silva poderá retornar à defesa no lugar de Naldo, o mesmo que Elano, que pode ficar com a vaga de Léo Gago.

Embora tenha se recuperado de uma lesão, a vaga de Kléber como titular ainda não está garantida porque Luxemburgo ainda não sabe se escalará a equipe com um segundo atacante ao lado do boliviano Marcelo Moreno ou se reforçará o meio-campo com Marco Antonio e jogará com apenas um atacante.

A escalação será definida no treino que Luxemburgo comandará na tarde desta terça-feira.

A possível escalação do Grêmio contra o Millonarios é a seguinte: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva (Naldo), Werley, Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Léo Gago), Zé Roberto; Kléber (Marco Antonio) e Marcelo Moreno.