Wander Roberto/Vipcomm |
Aloísio começa jogando no ataque do São Paulo contra o Grêmio. |
Seis jogos fecham hoje a 30.ª rodada do Brasileirão. Com as vitórias de ontem do Inter sobre a Ponte Preta (2 a 0) e do Santos em cima do Figueirense (2 a 1), a partida desta tarde entre Grêmio e São Paulo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS), ganhou ainda mais importância para o campeonato. Inter passou a somar 53 pontos e assumiu a vice-liderança. O Santos, com 52, ocupa provisoriamente a 3.ª posição. Se o Grêmio ganhar do time paulista, retoma a 2.ª colocação da Série A, e diminui para cinco pontos a diferença pro líder São Paulo.
Se o Paraná vencer o Flamengo, volta ao grupo dos quatro primeiros, aumentando as suas chances de garantir uma vaga na Libertadores de 2007.
No outro jogo de ontem, o Goiás goleou por 5 a 3 o Santa Cruz, que segura a lanterna da competição. O time do técnico Geninho mostra poder de recuperação e passa agora a brigar diretamente por uma das vagas da Copa Sul-Americana. Já o tricolor pernambucano se aproxima cada vez mais da Sérei B.
Outras duas equipes de ponta do futebol brasileiro, o Corinthians e o Fluminense tentam se recuperar no campeonato. O Corinthians briga para deixar a zona do rebaixamento diante do Cruzeiro. Já o Flu joga em Caxias do Sul (RS), contra o Juventude, e precisa vencer para não ficar na linha do inferno.
Grêmio joga hoje por ele e mais três
Elder Ogliari e Giuliano Villa Nova
Porto Alegre (AE) – Vice-líder do campeonato brasileiro com 51 pontos, o Grêmio enfrenta o líder São Paulo, oito pontos à frente na tabela, hoje, no Olímpico, representando não apenas o seu próprio interesse, mas também o do Internacional, Santos e Paraná Clube, times que dependem de uma vitória do time gaúcho para seguirem sonhando com o título.
A preocupação dos gremistas, no entanto, não tem nada de solidariedade aos outros clubes. ?Queremos nos aproximar do primeiro lugar, mas também nos manter afastados de quem nos persegue?, lembra o técnico Mano Menezes.
A idéia é bloquear os lançamentos de bolas aéreas para o ataque são-paulino e não fazer faltas perto da área para não ter de enfrentar as mortíferas cobranças de Rogério Ceni. E aproveitar a precisão dos lançamentos de Tcheco e Hugo para o atacante Rômulo e eventualmente para o lateral Alessandro e o meia Ramón.
Alessandro é uma das novidades do time gaúcho. Ele entra no lugar de Patrício, suspenso, para jogar em toda a faixa direita do campo, inclusive no ataque.
Mano Menezes terá de fazer duas outras substituições, também por suspensões. O zagueiro Maidana entra no lugar de William e o volante Sandro Goiano substitui Jeovânio.
Rumo ao título
Os jogadores e a comissão técnica do São Paulo evitam de todas as formas taxar de ?final antecipada? o duelo de hoje, no Estádio Olímpico. Para aliviar o peso sobre seus comandados, o treinador Muricy Ramalho insiste que todos os confrontos até o fim do campeonato brasileiro terão a mesma importância.
Mas a matemática prova: se voltar de Porto Alegre com os três pontos, o time do Morumbi dependeria de apenas quatro vitórias em seu estádio – contra Ponte Preta, Botafogo, Atlético e Cruzeiro – para se sagrar campeão (atingiria 57 pontos e não poderia ser alcançado por nenhum outro clube).
Sem o lateral Ilsinho, suspenso, o time perde muito a força ofensiva pelo lado direito. Improvisado no setor, o zagueiro André Dias volta ao time depois de 97 dias – livre da disputa judicial com o Goiás – e ganhou o apoio dos companheiros. A entrada de André também aumenta o poder do time nas bolas paradas, já que ele, Fabão e Miranda têm boa impulsão. O artifício só tem surtido efeito – seis gols nos últimos três jogos – graças a muito treinamento. ?Trabalhamos duro. No futebol não existe mais o ?vamos lá?. O time que não treinar bem durante a semana, passa vergonha no domingo?, opina Muricy.
Grêmio – Galatto; Alessandro, Maidana, Evaldo e Wellington; Sandro Goiano, Lucas, Tcheco, Hugo e Ramón; Rômulo. Técnico: Mano Menezes.
São Paulo – Rogério Ceni; André Dias, Fabão, Miranda e Júnior; Josué, Mineiro, Souza e Danilo; Leandro e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Héber Roberto Lopes.