O empate por 0 a 0 foi um resultado ruim para o Grêmio, mas principalmente para o Palmeiras, que teve um gol mal anulado no jogo deste domingo. As duas equipes não ganhavam há duas rodadas e precisavam de uma vitória para ir para o intervalo do Brasileirão em uma situação melhor na tabela e de bem com a torcida. Com igualdade no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela nona rodada do campeonato, os palmeirenses chegam aos 13 pontos, dois a menos que os gremistas.
Na última chance de mostrar serviço para o recém-contratado técnico argentino Ricardo Gareca, que assumirá o cargo durante a paralisação do Brasileirão, os jogadores do Palmeiras não foram muito bem neste domingo. O time começou dominado pela forte marcação do Grêmio, criou pouco e perdeu a única chance clara de abrir o placar no primeiro tempo. Na segunda etapa, a postura em campo foi mais ofensiva, mas os palmeirenses tiveram um gol mal anulado pela arbitragem e o desempenho foi insuficiente para mexer no marcador.
Já o Grêmio teve um começo de jogo melhor. Caiu, contudo, de rendimento. E na volta dos vestiários não conseguiu manter o volume de jogo. Depois de uma derrota e um empate fora de casa, o time gaúcho não foi capaz de fazer as pazes com a torcida. Para piorar, o capitão Barcos completou o quinto jogo sem marcar e saiu vaiado de campo pelos gremistas.
O JOGO – O início da partida foi marcado pela pressão do Grêmio, que marcou no campo de ataque e não deixou espaço para o Palmeiras tocar a bola. A equipe gaúcha chegou com perigo ao gol logo nos primeiros minutos e não deu sossego ao goleiro Fábio. Entre as jogadas perigosas, a mais bonita veio aos 17. Depois de uma bela troca de passes com Dudu, Barcos invadiu a área e a bola sobrou para Rodriguinho, que chutou forte, mas para fora.
O Palmeiras só conseguiu se soltar em campo depois dos 20 minutos e, mesmo com menos oportunidades, teve a chance mais clara de abrir o marcador, aos 30 da primeira etapa. William Matheus cruzou rasteiro da esquerda, Felipe Menezes chutou livre, mas a bola desviou nas costas de Diogo, seu companheiro de time, e acabou na trave. Até o final do primeiro tempo, os palmeirenses melhoraram em campo e foram para os vestiários em pé de igualdade com o adversário.
O segundo tempo começou com lances polêmicos. No primeiro minuto, Barcos caiu na pequena área e pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Do outro lado, depois de uma cobrança de falta aos sete, Diogo marcou de cabeça para o Palmeiras, mas o gol foi mal anulado, já que o atacante não estava impedido – tinham outros jogadores em posição irregular.
Embalado, o Palmeiras tomou conta do campo de ataque e pressionou o adversários. Em um dos lances de perigo, depois de um escanteio, Henrique cabeceou, mas Rhodolfo conseguiu salvar em cima da linha.
O Grêmio teve uma boa chance de marcar aos 24 minutos. Depois que a bola sobrou na área, Alan Ruiz soltou uma bomba que passou perto do gol de Fábio. Até o final do jogo, as equipes se alternaram em contra-ataques e jogadas perigosas, mas sem acertar na finalização.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 0 X 0 PALMEIRAS
GRÊMIO – Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo, Marquinhos Pedroso; Edinho, Ramiro, Alan Ruiz, Rodriguinho (Maxi Rodrigues); Dudu (Zé Roberto) e Barcos (Kleber). Técnico: Enderson Moreira.
PALMEIRAS – Fabio; Wendel, Lúcio, Wellington e William Matheus; Marcelo Oliveira, Renato e Felipe Menezes (Josimar); Marquinhos Gabriel, Diogo e Henrique. Técnico: Alberto Valentim.
ÁRBITRO – Jailson Macedo Freitas (BA).
CARTÕES AMARELOS – Werley, Henrique, Marcelo Oliveira, Lúcio, Maxi Rodriguez, Ramiro, Renato e Marquinhos Gabriel.
RENDA E PÚBLIC0 – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS).