Porto Alegre – Os maiores vencedores do campeonato gaúcho, Grêmio e Internacional, podem ficar distantes da briga pelas vagas à segunda fase da competição se não vencerem seus jogos de hoje, pela quarta rodada da competição estadual. Os dois clubes estão na lanterna de suas chaves, uma situação inédita no Rio Grande do Sul.
O Internacional tenta sair de sua incômoda posição de último colocado da Chave 1, com apenas dois pontos, jogando contra o Novo Hamburgo, no Beira-Rio. Os desfalques do time de Muricy Ramalho são o zagueiro Edinho e o ala-esquerdo Alex, contundidos. Em compensação, voltam ao time o volante Tinga, que cumpriu suspensão, e o atacante Rafael Sobis, que estava na seleção sub-20. Pelo mesmo grupo, em Pelotas, jogam Farroupilha X Veranópolis.
O problema do Grêmio é maior que o de seu rival porque o time, que tem apenas dois pontos na chave 2, vai enfrentar o São Gabriel na casa do adversário. Apesar das dificuldades, o técnico Hugo De León vai poupar o volante Marcus Vinícius para a partida de quarta-feira, contra o Bahia, pela Copa do Brasil. O atacante Somália está suspenso. Os prováveis substitutos são Nunes e Samuel.
Nas outras partidas desta sexta-feira, pela Chave 3, o Juventude encara o Passo Fundo em Caxias do Sul e a Ulbra enfrenta o Esportivo em Canoas.
A quarta rodada será completada na quarta-feira com os jogos Glória x Santa Cruz, pela Chave 1; Guarani de Venâncio Aires x Brasil e São José de Cachoeira do Sul x Caxias, pela Chave 2; e 15 de Novembro x São José de Porto Alegre, pela Chave 3. Antes disso, no domingo, e segunda-feira, todos os clubes disputam a quinta rodada do campeonato gaúcho.