O Grêmio venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo (31), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e manteve a liderança isolada do Brasileirão. Está agora com 48 pontos, com os mesmos cinco de vantagem sobre o Palmeiras, que está em segundo lugar. Do outro lado, a situação vascaína fica mais complicada: com 26 pontos, está perto da zona de rebaixamento.

continua após a publicidade

Jogando em casa, o Grêmio tentou ir para cima do Vasco, mas esbarrou na defesa adversária, sempre bem colocada. Ao longo do primeiro tempo, o time gaúcho concluiu oito vezes, mas só três delas foram chances claras de abrir o placar.

No início do jogo, Perea tabelou com Tcheco e chutou, mas o goleiro Tiago fez boa defesa. Aos 12 minutos, Souza colocou a bola no canto e Tiago espalmou. E aos 45, um rebote da defesa vascaína sobrou para Anderson Pico, que chutou para fora.

O Vasco, por outro lado, só concluiu uma única vez com perigo no primeiro tempo. Foi com Alan Kardec, aos 37 minutos, mas o zagueiro Pereira afastou a bola para escanteio.

continua após a publicidade

A insistência do Grêmio acabou dando certo no segundo tempo. Aos 10 minutos, Marcel venceu um adversário e cruzou para Soares marcar, de cabeça, o primeiro gol do jogo. O Vasco chegou a silenciar o Olímpico aos 26, quando Alan Kardec aproveitou um rebote do goleiro Victor para empatar. Mas o time gaúcho não demorou para restabelecer a vantagem. Aos 29, Hélder cruzou para Soares, que ajeitou de cabeça para Marcel, também de cabeça, mandar a bola para as redes de Tiago.

Ao final do jogo, o atacante Marcel, autor de um dos gols e do passe para o outro, disse que as dúvidas sobre o potencial do Grêmio estão se acabando. “Agora somos candidatos ao título”, proclamou o jogador. Mais comedido, o zagueiro Pereira, preferiu manter a cautela e lembrar que a diferença para quem vem atrás na tabela ainda não é suficiente para dar ao time gaúcho a condição de favorito. “Precisamos manter a concentração”, afirmou. 

continua após a publicidade