Porto Alegre – Três semanas depois de deixar o São Paulo, o técnico Cuca encara a missão de derrotar justamente seu ex-clube, hoje, no Olímpico, agora que está no comando do Grêmio. A esperança é tirar o time gaúcho da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – é o 23.º colocado, com 29 pontos.
E, para isso, Cuca usará tudo o que conhece do adversário. Mas ele sabe que isso também pode favorecer o São Paulo. “Eles também sabem como eu trabalho”, justificou o treinador.
A nova cara do Grêmio, implantada por Cuca, já foi mostrada em São Caetano do Sul, no sábado passado, quando, apesar da derrota por 2 a 0, o técnico saiu proclamando que aquele jogo era o marco da reviravolta gremista: os jogadores não mostraram mais a apatia que vinham tendo.
O primeiro resultado surgiu no Grenal de quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, quando o Grêmio venceu por 2 a 1 – acabou eliminado, por ter perdido o outro jogo por 2 a 0.
Além do discurso de motivação, Cuca tem duas substituições importantes a fazer. O volante Cocito e o ala-esquerdo Arílson estão suspensos. Assim, Luciano Santos e Marciano entram no time. O goleiro Márcio é dúvida. Ele saiu do treino de ontem com o joelho inchado e ficou sob tratamento intensivo. Se não puder jogar, dará o lugar a Tavarelli.
São Paulo
Se o time não consegue fazer gols, o jeito é diminuir o número de atacantes. Foi essa a surpreendente decisão do técnico Emerson Leão para o jogo do São Paulo hoje. Sem Grafite, suspenso pela quarta vez por acúmulo de cartões amarelos, Leão resolveu escalar o meia Nildo, que estreou na quarta-feira contra o São Caetano. Preteriu o venezuelano Rondón. Jean, que poderia ser outra opção, torceu o tornozelo direito na partida contra o São Caetano e não viajou.
Leão escalou Alex na zaga, em substituição a Rodrigo, suspenso por acúmulo de cartões.
Ficha Técnica
Local: Olímpico. Horário: 18h. Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ).
Grêmio: Márcio; Claudiomiro, Fábio Bilica e Baloy; Fábio Pinto, Emerson, Luciano Santos, Felipe Melo e Marciano; Cláudio Pitbull e Marcelinho. Técnico: Cuca.
São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Alex; Cicinho, Alê, César Sampaio, Nildo, Danilo e Júnior; Diego Tardelli. Técnico: Emerson Leão.