O Grêmio reassumiu nesta quarta-feira a liderança do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, a equipe gaúcha conseguiu uma importante vitória sobre o Santos por 2 a 0, pela 29ª rodada, e contou com o empate por do Palmeiras com o Figueirense, 0 a 0, em Florianópolis.
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Celso Roth chegou aos 56 pontos, contra 54 da equipe paulista, que agora está na segunda posição. Já o Santos segue com 33 pontos, em 13.° lugar na tabela de classificação.
O primeiro gol no triunfo gremista nesta quarta foi marcado logo aos dois minutos do primeiro tempo. Empurrado pela torcida, o Grêmio partiu para cima do adversário e contou com um pouco de sorte. Após chute de longe, a bola desviou na zaga santista e sobrou limpa na área para Morales, que disparou sem nenhuma chance para o goleiro Douglas.
O Santos não se assustou com o gol sofrido logo nos minutos iniciais do confronto e jogou de igual para igual com o forte adversário. No entanto, os jogadores da equipe do técnico Márcio Fernandes mostraram pouca tranqüilidade na finalização e desperdiçaram muitas chances.
Antes do apito final do árbitro, o Grêmio ainda conseguiu ampliar a vantagem. Aos 49 minutos do segundo tempo, Douglas rebateu a bola em cobrança de falta e Soares mostrou oportunismo para deixar a sua marca.
Sem o artilheiro Kléber Pereira (terceiro cartão amarelo) e Fabiano Eller (expulso), ambos suspensos, o Santos volta a campo em 18 de outubro, quando encara o Botafogo no Rio de Janeiro. O Grêmio vai até São Paulo um dia depois pegar a Portuguesa.
Ficha técnica:
Grêmio 2 x 0 Santos
Grêmio – Victor; Jean (Amaral), Réver e William Thiego; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, William Magrão (Orteman), Douglas Costa e Hélder; Soares e Morales (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.
Santos – Douglas; Wendel, Fabiano Eller, Domingos e Fábio Santos (Carleto); Souto, Brum, Bida (Pará) e Molina (Tiago Luís); Cuevas e Kléber Pereira. Técnico: Márcio Fernandes.
Gols – Morales, aos 2 minutos do primeiro tempo. Soares, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Morales, Jean (Grêmio); Kléber Pereira, Domingos (Santos).
Cartão vermelho – Fabiano Eller (Santos).
Árbitro – Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).