O Grêmio venceu o Liverpool por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Olímpico, e garantiu sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. O clube gaúcho vai participar do Grupo 2, com o Júnior Barranquilla, da Colômbia, o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o León de Huánuco, do Peru.

continua após a publicidade

No primeiro tempo o Liverpool surpreendeu os 34 mil torcedores que foram ao Olímpico esperando uma vitória fácil. O time uruguaio armou uma correria e partiu para o ataque, enquanto o brasileiro demonstrava nervosismo e errava passes.

Os visitantes chegaram a assustar os tricolores abrindo o placar aos 34 minutos, numa jogada coletiva finalizada por Alfaro. A resposta do Grêmio foi rápida. Aos 38 minutos Fábio Rochemback cobrou falta lançando a bola na área, onde André Lima subiu mais que os zagueiros e empatou, de cabeça.

O jogo continuou equilibrado até os dez minutos do segundo tempo, quando Acosta foi expulso por entrada violenta em André Lima. Mesmo que ainda demonstrasse muita disposição, o Liverpool passou a ceder espaços e o Grêmio aproveitou. Aos 12 minutos, Rochemback avançou da intermediária até a área adversária, onde entregou a bola para Vinícius Pacheco marcar o gol da virada.

continua após a publicidade

Aos 28 minutos, o mesmo Vinícius Pacheco acertou um chute de fora da área no canto de Castro e ampliou. Com a vantagem que lhe garantia a classificação assegurada, o Grêmio tratou de controlar o jogo até o final, diante de um adversário que já sentia o cansaço e não tinha mais forças para uma reação.

Ficha Técnica:

continua após a publicidade

Grêmio 3 x 1 Liverpool-URU

Grêmio – Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adílson (Vinícius Pacheco), Fábio Rochemback, Douglas e Lúcio; Júnior Viçosa (Lins) e André Lima (Diego Clementino). Técnico: Renato Gaúcho.

Liverpool – Matías Castro; Souza Motta, Juan Alvez, Martín Bonjour, Hugo Souza e Maximiliano Montero (Hernán Figueredo); Carlos Macchi (Renzo Pozzi), Mauricio Felipe (Johnatan Blanes) e Michel Acosta; Maureen Franco e Emiliano Alfaro. Técnico: Eduardo Favaro.

Gols – Alfaro, aos 34, e André Lima, aos 38 minutos do primeiro tempo. Vinícius Pacheco, aos 12 e aos 28 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Júnior Viçosa (Grêmio); Juan Alvez e Martin Bonjour (Liverpool).

Cartão vermelho – Michel Acosta (Liverpool).

Árbitro – Sergio Pezzotta (Fifa-ARG).

Renda – R$ 857.750,00.

Público – 31.426 pagantes (34.681 no total).

Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).