Vasco e Grêmio fizeram um grande jogo na noite deste sábado, em São Januário, pela 29.ª rodada do Brasileirão. Os dois times estiveram sempre em busca do gol. E o resultado foi um adequado empate de seis gols: 3 a 3. Com destaque para os dois marcados pelo atacante gremista Jonas, que abriu distância na artilharia do campeonato, agora com 19 gols.

continua após a publicidade

O empate interrompe a série de quatro vitórias consecutivas do Grêmio, mas mantém o time gaúcho em bom ritmo para a reta final da competição – soma agora 43 pontos, em sétimo lugar, ainda com a melhor campanha do segundo turno. O Vasco, por sua vez, permanece na 11.ª colocação, com 38 pontos, após empatar pela 14.ª vez no Brasileirão.

“Fico feliz por esse momento que estou passando, mas principalmente por essa arrancada do Grêmio. Agora é continuar jogando sempre em busca da vitória nessas partidas finais”, disse Jonas, que já abriu oito gols de vantagem na artilheira do Brasileirão – o segundo colocado na disputa é Bruno César, do Corinthians, com 11.

continua após a publicidade

Os três gols que sairiam na primeira etapa demonstrariam bem a velocidade e a disposição ofensiva das equipes. Foram 45 minutos bem agitados. Pelo lado do Vasco, apareciam muito bem Zé Roberto, servindo, e Eder Luís, concluindo. Este último chutou uma bola no travessão aos 14 e, um minuto depois, recebeu um lindo passe do companheiro para tocar na saída de Marcelo Grohe, fazendo 1 a 0.

Aos 17 minutos, um lance muito duvidoso. Jonas fez boa jogada e cruzou para André Lima empatar, mas a jogada foi anulada por impedimento. O empate gremista acabaria por vir dos pés do artilheiro do campeonato. Jonas recebeu na meia-lua, girou sobre Dedé e chutou forte, fazendo um lindo gol aos 41.

continua após a publicidade

Mas o placar ficou assim por pouco tempo. Nos acréscimos, Cesinha aproveitou o cochilo da zaga gremista para desempatar.

O Grêmio voltou desarticulado. Com isso, o Vasco foi tomando conta do jogo e ditando um ritmo mais cadenciado. Aos 24 minutos, em cobrança de falta, Fellipe Bastos chutou forte e a bola desviou na barreira, impedindo a defesa de Marcelo Grohe: 3 a 1.

Parecia que seria o resultado definitivo, mas foi a vez de Jonas aparecer novamente. Aos 27 minutos, o atacante fez linda tabela com André Lima e tocou no canto de Fernando Prass, marcando seu segundo gol na noite. Animado, o Grêmio se lançou ao ataque. E, quando o ímpeto gremista começava a diminuir, veio o empate. Aos 43, Diego entrou pela direita e encontrou Gabriel, que chutou forte, sem chances para o goleiro vascaíno.

Na próxima rodada, o Grêmio receberá o Cruzeiro no domingo, dia 17, no Olímpico. No mesmo dia, o Vasco vai enfrentar o Atlético-GO no Serra Dourada.

Ficha Técnica:

Vasco 3 x 3 Grêmio

Vasco – Fernando Prass; Fagner (Irrazábal), Dedé, Cesinha e Ernani; Rafael Carioca (Romulo), Jumar, Fellipe Bastos e Felipe (Allan); Zé Roberto e Eder Luís. Técnico: Paulo Cesar Gusmão.

Grêmio – Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Vilson, Ferdinando (Diego), Lúcio (Edilson) e Douglas; Jonas e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols – Eder Luis, aos 15, Jonas, aos 41, e Cesinha, aos 46 do primeiro tempo; Fellipe Bastos, aos 24, Jonas, aos 27, e Gabriel, aos 43 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Dedé, Jumar (Vasco); Fábio Santos, Rafael Marques, Vilson, Gilson e Paulão (Grêmio).

Árbitro – Alicio Pena Júnior (MG).

Renda – Não disponível.

Público – 10.743 pagantes.

Local – Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).