A Tocha Olímpica dos Jogos de Atenas 2004 será acesa hoje em uma cerimônia no estádio Olímpico, ao sul da Grécia. A pouco menos de cinco meses do início da olimpíada, o maior símbolo da disputa vai seguir viagem, pela primeira vez na história, pelos cinco continentes do planeta.
Em forma de uma folha de oliveira, a tocha vai percorrer nos próximos sete dias a península do Peloponeso e cruzará as ilhas do golfo Saronico, quando deve chegar então ao estádio Panathinaiko de Atenas. Lá, com vista para a Acrópole, ela vai permanecer sobre um pedestal até o dia 4 de junho, quando enfim começará seu périplo internacional de 35 dias.
Trajeto
Ao deixar a Grécia, a tocha vai passar por Sydney, Melbourne, Tóquio, Seul, Pequim, Nova Délhi, Cairo, Cidade do Cabo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Saint Louis, Atlanta, Nova York, Montreal, Amberes, Bruxelas, Amsterdã, Genebra, Lausanne, Paris, Londres, Barcelona, Roma, Munique, Berlim, Estocolmo, Helsinque, Moscou, Kiev, Istambul, Sófia e Nicósia, de onde regressará a Atenas. O percurso terminará no estádio Olímpico no dia 13 de agosto, data da abertura dos Jogos Olímpicos de 2004.