Saitama (AE) – Depois de protagonizarem campanhas memoráveis, Grécia e Espanha lutam neste domingo para ganhar um espaço especial na história do basquete. As duas seleções se enfrentam às 7h30 (de Brasília), em Saitama, Japão, na final do campeonato mundial. O título é inédito para as duas equipes.
Teoricamente, a Grécia entra em quadra com ligeiro favoritismo na final por estar mais embalada. Além de ser a atual campeã européia, ignorou a força dos Estados Unidos de Dwyane Wade, Carmelo Antony, LeBron James e venceu o jogo semifinal por 101 a 95. Ontem, os americanos venceram a Argentina por 96 a 81 e ficaram com a medalha de bronze.
Do outro lado, a Espanha fez uma campanha impecável e garantiu sua vaga em uma vitória dramática sobre a Argentina por 75 a 74, mas o principal astro do time, Pau Gasol, contundiu o pé esquerdo durante o jogo e deixou a quadra de cadeira de rodas. Suas chances de disputar a partida decisiva são pequenas.
O técnico Pepu Hernández já pensa na possibilidade de não contar com o astro do Memphis Grizzlies, da NBA. ?Se ele não puder estar na final já começamos a falar no vestiário que redobraremos a força, redobraremos a união?, disse o treinador.
O problema, no entanto, não diminuiu o otimismo dos outros jogadores espanhóis. ?Vamos ganhar, qualquer que seja o jeito, porque estamos fazendo história e isso é muito importante?, disse o armador Sergio Rodríguez.
Do lado grego, o técnico Panagiotis Yannakis falou sobre a força de seu time, que não conta com nenhum atleta da liga norte-americana. ?O basquete não é só rebote e arremessos. Um pode sair do banco e dar o máximo, e isso foi o que fizeram nossos jogadores.?
Brasil vence China em amistoso
Barueri (AE) – Em amistoso preparativo para o mundial de basquete feminino, a seleção brasileira superou, com facilidade, a China por 92 a 60, ontem, no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri. As duas equipes voltam a se enfrentar às 10h15 de hoje.
A equipe comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa não pôde contar com a ala Janeth, que ficou de fora do confronto por ter passado mal durante a noite de sexta-feira – a jogadora acompanhou a partida no banco de reservas.
?Para mim, foi um jogo importante pois só havia feito três treinos com a seleção?, disse Iziane, que foi a cestinha da partida com 22 pontos.