?Grandes? voltam a jogar pelo Brasil na Copa Davis

Bogotá – O Brasil começa o seu difícil e longo caminho de volta ao Grupo Mundial da Copa Davis hoje, na altitude de Bogotá, diante da Colômbia, com Flávio Saretta (135 do ranking mundial) abrindo o confronto diante de Pablo Gonzalez (432), na quadra de saibro do Club El Rancho, a partir das 12h de Brasília. Logo a seguir, Ricardo Mello (54 da ATP) joga com o número dois colombiano, Michael Quintero (459 da ATP).

Apesar da aparente facilidade para estes jogos, em razão do ranking acima dos 400 dos adversários, a equipe brasileira espera por dificuldades. Precisará estar regular nos golpes, sempre mais complicado para se controlar com o ar rarefeito de uma cidade acima dos 2,6 mil metros do nível do mar, além da forte pressão pela vitória.

Na terceira divisão, o Brasil só poderá estar de volta ao Grupo Mundial em 2007, mas se tudo der certo, sem direito a qualquer tropeço. Se vencer este primeiro encontro com a Colômbia, a equipe brasileira estará de volta à ação de 15 a 17 de julho para enfrentar o vencedor de Bahamas e Antilhas Holandesas, num confronto que poderá até ser mais fácil que este primeiro em Bogotá. Passando também por esta segunda fase, o Brasil jogaria novamente de 23 a 25 de setembro diante de Cuba, Uruguai, Jamaica ou República Dominicana, para só então ter o direito de subir para o Grupo I do Zonal Americano.

A seqüência de vitórias teria de prosseguir, também sem direito a qualquer tropeço, na temporada de 2006. No Grupo I, este ano estão países como México, Canadá, Peru, Equador e Paraguai, adversários bem mais difíceis. O Brasil perdeu, por exemplo, seu último confronto com os canadenses, contando inclusive com Gustavo Kuerten na equipe. Mas, se ainda assim, vencer todos seus jogos, precisaria então ir para o playoff do Grupo Mundial em 2007, e só então poderia voltar à elite do tênis mundial, com outra vitória.

Em Bogotá, a equipe brasileira tenta subir o primeiro degrau. O novo capitão, Fernando Meligeni, está confiante e além de Mello e Saretta para os jogos de simples, escalou André Sá ao lado de Bruno Soares para a partida de duplas no sábado, diante de Quintero e González. ?Acredito ser esta a melhor formação para o time brasileiro?, disse Meligeni. ?Qualquer um dos jogadores poderia estar jogando simples ou duplas. O Mello, por exemplo, veio de uma semifinal de duplas no México, enquanto o Saretta foi às quartas-de-final na Austrália, também em duplas. O André Sá já conquistou resultados importantes nos jogos de simples.?

Entre os jogadores, o clima é de confiança e até tranqüilidade. Para descontrair, os tenistas brasileiros aproveitaram o treino da manhã desta quarta-feira para um animado jogo de futevôlei, antes de a equipe participar do sorteio dos jogos.

Grupo Mundial

Neste fim de semana também será disputada a primeira rodada do Grupo Mundial, com 16 times, com destaques para os Estados Unidos que, após cinco anos, contará com a volta ao time do veterano Andre Agassi, para o confronto diante da Croácia. Na Espanha, uma surpresa. Rafael Nadal foi substituído por Fernando Verdasco para os jogos de simples diante da República Eslovaca.

O resultado do sorteio dos jogos do Grupo Mundial foi o seguinte: Eslováquia x Espanha – Bratislava, Eslováquia (quadra dura, coberta); Suíça x Holanda Fribourg, Suíça (quadra dura, coberta); Austrália x Áustria – Sydney, Austrália (quadra de grama, aberta); Argentina x República Checa – Buenos Aires, (quadra de saibro, aberta); Rússia x Chile – Moscou (quadra de carpete, coberta); França x Suécia – Strasbourg, França (quadra de saibro, coberta); Romênia x Bielo-Rússia -Brasov, Romênia (quadra de saibro, coberta); EUA x Croácia -Carson, LA, EUA (quadra dura, aberta).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo