Zurique – ?Deu a louca no mundo?, comédia de Stanley Kramer de 1963, poderia servir bem para definir o início das Eliminatórias da Eurocopa de 2008, marcada para Suíça e Áustria. Foram várias surpresas e times de menor expressão se destacando. Um bom exemplo é que, dos cinco europeus que encabeçaram grupos na Copa do Mundo, só Inglaterra – faz jogo com forte esquema de segurança contra a Croácia, em Zagreb – lidera. Finlândia, Escócia e Noruega são as surpresas. Hoje, em rodada de 22 partidas, a ordem pode se restabelecer, com França, Alemanha, Portugal e Holanda buscando o primeiro lugar de suas chaves. A campeã mundial Itália tenta o segundo triunfo seguido (fez 2 a 0 na Ucrânia).
O começo maluco já põe em xeque a classificação da Espanha – de folga hoje faz amistoso em Múrcia com a Argentina -, que amarga a 5.ª colocação do Grupo F, somando duas derrotas seguidas, para Irlanda do Norte e Suécia. Traz, ainda, desconfiança sobre italianos e franceses, campeões e vices no mundial da Alemanha há três meses. Curiosamente disputando a mesma chave, os finalistas da Copa vêem a Escócia (9 pontos) soberana. Tentam, hoje, começar a espantar a zebra.
A missão dos franceses para apagar a derrota frente os escoceses em Hampden Park é bem fácil. Desafiam, em Sochaux, a fraca Ilhas Faroe e devem golear. Aproveitarão para dar uma secada na Escócia, em sua visita à Ucrânia. A Itália, do questionado Roberto Donadoni, viaja até Tbilisi, para encontro com a fraca, mas empolgada Geórgia, que vem de 1 a 0 na Alemanha em amistoso, sábado.
Duelos duros
Os alemães têm um duro duelo contra a perigosa Eslováquia, em Bratislava. Há um ano, a Alemanha perdeu dos eslovacos por 2 a 0. Ambos somam seis pontos e buscam triunfo para chegar aos nove da República Tcheca. Torceriam, ainda, para os tchecos saírem derrotados no duelo com a Irlanda, em Dublin.
Na seleção de Portugal, o jogo contra a Polônia serve não apenas pela busca da liderança. Vale, também, para a equipe confirmar que pode, sim, bater rivais de maior expressão no continente. No sábado, fizeram grande festa pelos 3 a 0 no fraquíssimo Azerbaijão.
Os portugueses dividem com os poloneses a segunda posição da chave, com 4 pontos, um atrás da Finlândia, que visita o Cazaquistão.
A Holanda pode desbancar a Romênia na ponta do Grupo G. Basta pontuar diante da Albânia, já que os romenos folgam na rodada.
