Grandes da Europa tentam reabilitação

Zurique – ?Deu a louca no mundo?, comédia de Stanley Kramer de 1963, poderia servir bem para definir o início das Eliminatórias da Eurocopa de 2008, marcada para Suíça e Áustria. Foram várias surpresas e times de menor expressão se destacando. Um bom exemplo é que, dos cinco europeus que encabeçaram grupos na Copa do Mundo, só Inglaterra – faz jogo com forte esquema de segurança contra a Croácia, em Zagreb – lidera. Finlândia, Escócia e Noruega são as surpresas. Hoje, em rodada de 22 partidas, a ordem pode se restabelecer, com França, Alemanha, Portugal e Holanda buscando o primeiro lugar de suas chaves. A campeã mundial Itália tenta o segundo triunfo seguido (fez 2 a 0 na Ucrânia).

O começo maluco já põe em xeque a classificação da Espanha – de folga hoje faz amistoso em Múrcia com a Argentina -, que amarga a 5.ª colocação do Grupo F, somando duas derrotas seguidas, para Irlanda do Norte e Suécia. Traz, ainda, desconfiança sobre italianos e franceses, campeões e vices no mundial da Alemanha há três meses. Curiosamente disputando a mesma chave, os finalistas da Copa vêem a Escócia (9 pontos) soberana. Tentam, hoje, começar a espantar a zebra.

A missão dos franceses para apagar a derrota frente os escoceses em Hampden Park é bem fácil. Desafiam, em Sochaux, a fraca Ilhas Faroe e devem golear. Aproveitarão para dar uma secada na Escócia, em sua visita à Ucrânia. A Itália, do questionado Roberto Donadoni, viaja até Tbilisi, para encontro com a fraca, mas empolgada Geórgia, que vem de 1 a 0 na Alemanha em amistoso, sábado.

Duelos duros

Os alemães têm um duro duelo contra a perigosa Eslováquia, em Bratislava. Há um ano, a Alemanha perdeu dos eslovacos por 2 a 0. Ambos somam seis pontos e buscam triunfo para chegar aos nove da República Tcheca. Torceriam, ainda, para os tchecos saírem derrotados no duelo com a Irlanda, em Dublin.

Na seleção de Portugal, o jogo contra a Polônia serve não apenas pela busca da liderança. Vale, também, para a equipe confirmar que pode, sim, bater rivais de maior expressão no continente. No sábado, fizeram grande festa pelos 3 a 0 no fraquíssimo Azerbaijão.

Os portugueses dividem com os poloneses a segunda posição da chave, com 4 pontos, um atrás da Finlândia, que visita o Cazaquistão.

A Holanda pode desbancar a Romênia na ponta do Grupo G. Basta pontuar diante da Albânia, já que os romenos folgam na rodada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo