Já está quase tudo pronto para o início da maior aventura do automobilismo mundial. Depois de amanhã começa na Argentina a 32.ª edição do Rally Dakar, maior rali off-road do mundo. Serão 16 dias de competições nos terrenos mais variados e difíceis da América do Sul.
Os principais competidores já estão em Buenos Aires. É o caso do brasileiro Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), que compete na categoria T2 gasolina que, viajou ontem para a capital argentina.
Reinaldo Varela comandará o Mitsubishi Pajero Full numeral 363 preparado pela equipe Rally Brasil, que seguiu para Buenos Aires no último final de semana. “Testamos o carro na véspera do Natal numa pista particular em Itu e o desempenho foi muito bom, acima do que imaginávamos”, exclama o empolgado Varela, que terá como navegador Erley Ayala, justamente o mecânico responsável pela preparação do carro.
O otimismo do piloto da Mitsubishi/Pirelli/Blindarte se dá principalmente por conta da qualidade do equipamento, mesmo com a pequena preparação do motor. “O ponto forte do nosso motor será a resistência. Se não temos a maior potência, acredito que temos carro para chegar e bem ao final dos 4.810 km de Especiais”, afirma o campeão mundial de rali cross country em 2001 e atual campeão paulista e brasileiro na categoria Super Production.
O Rally Dakar 2010 vai sair de Buenos Aires, na Argentina, passando pela Cordilheira dos Andes, entrando no Chile, no Deserto de Atacama e depois retornando por Santiago e entrando ao sul da Argentina de volta para a capital.
Até o dia 17 de janeiro os 383 competidores enfrentarão um percurso de 9.030 km. A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean/Arycom/Artfix.