Os gramados da Arena da Baixada, que vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, e do Couto Pereira, que será um dos locais de treinamentos para as seleções que vierem jogar em Curitiba, estão recebendo os últimos retoques a pouco menos de três semanas do primeiro jogo do Mundial na capital paranaense. O campo de jogo do Joaquim Américo está recebendo, desde a semana passada, um sistema de iluminação artificial importado da Holanda para deixar o gramado em boas condições.

continua após a publicidade

Segundo a CAP S/A, o sistema de iluminação artificial foi projetado para a Arena para complementar a luminosidade que falta no gramado por causa da sombra da cobertura do estádio.

A grama do tipo Bermuda Híbrida Tifgrand, plantada primeiramente em Santo Antonio da Patrulha, no litoral norte do Rio Grande do Sul, foi escolhida por tolerar mais o sombreamento que o estádio apresenta. Em março, o campo recebeu sementes da grama Ryegrass, que é usada especificamente no período mais frio, ou seja, no clima em que a Copa do Mundo será realizada aqui.

A luz artificial é composta por seis estruturas metálicas, que são movidas durante o dia de acordo com o posicionamento dos efeitos de sombreamento. .

continua após a publicidade

Couto Pereira

No Couto Pereira, a Fifa iniciou as mudanças no gramado desde a última quinta-feira. A principal será nas dimensões do campo, que foram reduzidas para 105 metros de comprimento e 68 de largura. Depois da Copa, as medidas voltarão para 109 x 72.

continua após a publicidade