A organização da GP2, principal campeonato de acesso para a Fórmula 1, anunciou nesta sexta-feira (3) a criação da GP3, mais uma categoria de base no automobilismo mundial. A idéia é que o novo campeonato, que começará em 2010, seja um passo anterior à GP2 no desenvolvimento de jovens pilotos.

continua após a publicidade

“A filosofia da GP3 será muito semelhante à que implantamos na GP2 no que diz respeito a fatores como performance do carro, custos, espetáculo, segurança e treinamentos. Tudo com os devidos ajustes para a nova categoria”, disse Bruno Michel, principal dirigente da GP2. Os chassis, motores e pneus a serem utilizados ainda não foram definidos.

Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1 e da GP2, elogiou a idéia. “Depois do tremendo sucesso da GP2, acredito que a GP3 será uma oportunidade para pilotos, engenheiros e mecânicos que estão buscando um lugar na Fórmula 1. Desejo boa sorte à nova categoria.

A GP3 surge apenas um dia depois de a FIA anunciar os primeiros detalhes do campeonato da Fórmula 2, categoria que pretende competir com a GP2 como principal reveladora de talentos para a Fórmula 1. A GP3, ao que parece, foi a forma encontrada por Ecclestone para tirar pilotos da F-2 e da F-3.

continua após a publicidade

Em quatro anos, a GP2 já levou à Fórmula 1 pilotos como Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg. O trunfo da categoria é fazer as preliminares das corridas da F-1. A F-2, organizada pela FIA, correrá em conjunto com o WTCC, Mundial de carros de turismo com a grife da entidade.