Berlim – Os brasileiros que viajarem à Alemanha para torcer pela seleção na Copa do Mundo vão se deparar com uma nova cultura, onde as regras sociais são bem diferentes.
Para evitar aborrecimentos – e constrangimentos – durante o Mundial, o Ministério das Relações Exteriores vai distribuir cerca de 8 mil unidades do Guia do Torcedor Brasileiro, uma cartilha com regras básicas de conduta e dicas de sobrevivência em território alemão.
O objetivo, segundo o coordenador do núcleo especial da Copa do Mundo da Embaixada do Brasil em Berlim, Luiz Guilherme Parga Cintra, é informar os 30 mil brasileiros esperados na Alemanha sobre normas que devem ser seguidas para evitar problemas com as autoridades. Além disso, o manual também traz informações importantes para casos de emergência.
?São dados simples, como o telefone da polícia e os números para se fazer ligações para o Brasil, que as pessoas sempre precisam ter à mão em casos de emergência?, disse Cintra. ?O guia também tem todos os telefones da embaixada. Especialmente em caso de perda de passaporte, o setor consular deve ser contatado com rapidez.?
Além de elaborar o informativo, a embaixada abrirá um escritório temporário para atendimento consular em Colônia, onde são esperados 5 mil visitantes brasileiros, e duas equipes itinerantes, que vão permanecer durante quatro dias em todas as cidades onde a seleção brasileira jogar.