Os atletas austríacos flagrados em exames antidoping podem ir parar na cadeia, caso o governo do país aprove uma nova legislação sobre o tema. A proposta dos ministérios do Esporte e da Justiça é que, dependendo do caso, os culpados por doping sejam julgados por fraude à nação, e possam ser condenados a até dez anos de reclusão.
A lei ainda depende de aprovação do parlamento, que deve julgá-la em dezembro. Caso não haja oposição dos parlamentares, a nova regra passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2010.
“Não há mais espaço para o doping no esporte austríaco. Quem se dopa, está cometendo uma fraude. O atleta não apenas ganha vantagem ilegal na competição, mas recebe pagamentos extras, patrocínios e premiações”, disse Nobert Darabos, ministro do Esporte do país.
Para Andreas Schwab, presidente da agência antidoping austríaca, a nova regra chegará em boa hora. “Gosto dessas medidas. De agora em diante, os atletas vão pensar duas vezes antes de se doparem”, afirmou.
De acordo com a legislação vigente na Áustria, o porte e a venda de substâncias proibidas já são tratados como crime passível de prisão, mas o uso ainda não é julgado criminalmente.