A vitória contra o Juventude foi muito mais significativa para o Atlético do que possa parecer. A equipe estava há dois meses sem vencer na Arena. Aplicar uma goleada para o delírio da torcida, então, não acontecia desde 25 de março, quando o Rubro-Negro varreu o Rio Branco, no estadual, por 5 a 0. A goleada imposta ao time gaúcho devolve a confiança ao grupo, que estava desacreditado e abatido, e dá forças para um salto na classificação – tudo o que o torcedor atleticano mais quer. Em um campeonato equilibrado como o Brasileirão, uma apresentação convincente reacende a esperança de sonhar alto e alcançar o objetivo planejado no início da temporada – vaga à Libertadores.
Os três pontos tiraram um peso das costas dos atletas e isso pôde ser constatado pelas entrevista concedidas após o confronto. ?Equipe que sonha em ser campeã e sonha com Libertadores, tem de jogar bem. Essa vitória traz mais confiança e mais motivação para o time?, disparou o lateral- esquerdo Edno. ?O time está se entrosando e a vitória foi muito importante?, completou o atacante Dinei, que teve atuação destacada pelo treinador Antônio Lopes.
O próximo desafio do Atlético servirá para demonstrar se a equipe ganhou consistência ou se a boa apresentação contra o Juventude foi apenas algo fortuito. Ontem, pela manhã, a equipe embarcou para Natal, onde enfrenta o América, amanhã, às 18h10.
O elenco chegou à tarde e fez um treino de desintoxicação no próprio hotel. Aparentemente, o único desfalque é o zagueiro e capitão Danilo, que terá de cumprir mais um jogo de suspensão devido ao julgamento do STJD. Assim, João Leonardo deve retornar à equipe principal. Mas surpresas podem acontecer. Uma delas é a estréia do volante Claiton, que foi apresentado quarta, na Arena, e viajou junto com a delegação. A outra é o retorno do colombiano Valencia, após quatro jogos afastado. A escalação do time será definida por Lopes após o treino de hoje, no estádio do ABC.
Boas surpresas no Caldeirão
Foto: Valquir Aureliano |
Petraglia voltou a ter seu ?camarote? especial na Arena. |
A boa apresentação do Atlético revelou outros aspectos positivos. Depois de muito tempo, a torcida voltou a aplaudir uma apresentação do Furacão. Essa prática ainda não havia ocorrido dentro da Arena neste Brasileirão. Na vitória contra o Inter, em 19 de maio, apesar do resultado, o time – ainda comandado por Vadão – saiu vaiado ao apresentar um futebol abaixo da expectativa, pois jogou todo o 2.º tempo com um atleta a mais. Refazer as pazes com o torcedor foi motivo de comemoração após a partida. ?A gente estava precisando dessa vitória. Trouxemos a torcida para nosso lado de volta?, comemorou Edno.
Outra boa notícia foi o retorno de Evandro ao grupo principal, após ser cogitada a sua transferência para o Internacional, de Porto Alegre. O meia-armador não estava atuando bem e foi hostilizado pela torcida em algumas partidas. Por causa da má fase, foi para o time reserva e sequer vinha sendo colocado no banco de suplentes. No final do mês passado, Evandro foi alvo de uma suposta troca com o atacante Mossoró (Inter).
A troca não se concretizou e o jogador não pode mais transferir-se para outro clube da Série A, pois excedeu o número de jogos permitidos para tal finalidade (6). Lopes, com sua capacidade de recuperar atletas, teve o ?feeling? de colocar o jovem num jogo em que ele poderia voltar a render. E a aposta deu certo. O armador fez um belo gol e deu uma assistência para Dinei marcar. Se continuar atuando assim é uma boa aposta para o 2.º tempo.
As demais novidades vistas pela torcida no jogo de quarta-feira foram estruturais. Se a construção da arquibancada do lado oposto às cabinas de rádio e TV ainda não foi iniciada na Arena, o conhecido ?pombal? foi reerguido para acomodar as autoridades atleticanas. Está um pouco mais distante do campo, mas em funcionamento. Os policiais militares também foram agraciados. Ganharam dois novos abrigos ao lado da torcida visitante.