Valquir Aureliano
Edinho recuperou a posição
de titular da lateral e está
escalado para o jogo dessa
tarde, em Fortaleza.

O Paraná Clube encara hoje mais uma partida decisiva para suas pretensões no Brasileirão. Depois de perder para os concorrentes diretos, como Palmeiras e Ponte Preta, o time de Luiz Carlos Barbieri tem – às 17h, no Castelão -, frente ao Fortaleza, um ?jogo de seis pontos?. Reabilitado com a goleada imposta ao Brasiliense, o Tricolor busca agora sua reafirmação entre os primeiros colocados da competição. Até o término do campeonato, serão mais cinco confrontos com o mesmo perfil, sendo apenas dois deles em casa.

continua após a publicidade

?Todo jogo é decisivo. É claro que pelas circunstâncias, é muito importante que a gente não perca o embalo?, comentou o técnico Barbieri. Nas quinze rodadas restantes, o Paraná Clube joga apenas sete vezes em casa (contando que a partida frente ao Inter será mesmo no Pinheirão) e faz oito jogos na condição de visitante. Por isso, o grupo busca recuperar a partir de hoje a mesma coesão que fez do Paraná uma das surpresas do primeiro turno. Afinal, na primeira metade do Brasileiro, o clube conquistou nada menos do que cinco vitórias e três empates na condição de visitante.

?Foram nesses jogos que nos destacamos. Jogamos com segurança, mas sem abusar da retranca?, comentou o zagueiro Daniel Marques. O jogador acredita que com o fim do período de escassez – foram seis rodadas sem vitória – o time tem tudo para embalar novamente. ?Recuperamos a confiança e no futebol isso é meio caminho para a vitória. Também estamos mais fortes com a chegada dos reforços que estrearam muito bem?, lembrou. Daniel Marques acredita num adversário ?sedento? de vitória, partindo com tudo para cima do Paraná.

?A obrigação é deles. Mesmo com a derrota na última rodada, eles têm um ótimo aproveitamento em casa e vão querer tirar proveito disso?, frisou o zagueiro. O atacante André Dias concorda e aposta na eficiência do Tricolor nos contragolpes. ?É um jogo em que nós atacantes não poderemos falhar. Roubando a bola, temos que ser precisos e mortais nas finalizações?, lembrou o jogador, que na última quarta-feira pôs fim ao jejum de gols dos atacantes paranistas, que durou nove rodadas.

continua após a publicidade

Barbieri gostou da movimentação do time no 4-4-2 (esquema utilizado no segundo tempo contra o Brasiliense), mas decidiu não mexer na estrutura tática adotada pelo Paraná desde o início da competição. ?Para uma mudança como essa, é preciso tempo?, destacou o treinador. Por isso, a única alteração no time ocorre na ala-direita, com a volta de Neto após cumprir suspensão. ?O time foi bem e dá sinais de que a má fase já passou. Agora, é comprovar isso dentro de campo, com a bola rolando?, disse o lateral, vice-artilheiro do time, com cinco gols, ao lado de André Dias.

Aderaldo tenta dar a volta por cima

continua após a publicidade

Sacado no intervalo do jogo de quarta-feira passada, o zagueiro Aderaldo quer retomar hoje o bom futebol apresentado na primeira fase do campeonato. O jogador disse que a substituição não o magoou, mas a reação da torcida, sim. Vaiado a partir da falha que originou o gol do Brasiliense, Aderaldo não se reencontrou mais na partida. ?Estava mal, mas, acreditava ter crédito pelos jogos que fiz pelo Paraná?, disparou o jogador.

Para Aderaldo, a reação da torcida foi motivada por alguns setores da imprensa, que colocaram em dúvida seu desejo de permanência no clube, desde o surgimento de boatos sobre um possível interesse do futebol turco. ?Nunca disse que queria deixar o Paraná. Mas, quando surge uma proposta, ela deve ser analisada. Fiz isso, mas sempre deixei claro que meu objetivo é continuar no Paraná e terminar bem o Brasileiro?, afirmou. Aderaldo tem contrato com o clube até abril do ano que vem.

O próprio Barbieri saiu em defesa do jogador. ?Ele é um jogador de muita qualidade e já provou isso. É impossível que um atleta consiga manter um alto rendimento ao longo de toda a competição, que é longa?, frisou. ?Uma oscilação é natural e acredito que não se repetirá.? Aderaldo teve sua escalação confirmada antes mesmo do embarque da delegação, na quinta-feira. Ontem, o treinador comandou apenas um treino leve, no CT do Ceará.

Thiago Neves pode impedir jogo em Cascavel

A próxima semana será decisiva para o Tricolor. Pelo menos sob o aspecto financeiro. Enquanto o clube segue adiando o quanto pode a transferência do jogo frente ao Inter para Cascavel (pela qual receberia uma cota livre de R$ 200 mil mais participação na renda), busca soluções para garantir a manutenção da estabilidade até final da temporada.

A ida para Cascavel seria uma saída emergencial, caso outras negociações fracassem. Há algumas opções sendo trabalhadas. A principal delas, a venda antecipada – já que a transferência só ocorreria no ano que vem – de parte dos direitos econômicos de um de seus atletas. Mesmo não confirmando nomes, é certo que Thiago Neves seria essa ?moeda de troca?.

O Paraná detém 50% dos direitos econômicos do jogador, cuja outra metade pertence à LA Sports. O clube receberia um adiantamento – que aliviaria momentaneamente suas necessidades financeiras -, deixando aberta uma futura transação, aí sim definitiva.

José Domingos negou que a negociação em andamento seja com a Massa Sports. ?Eles nos procuraram há questão de dois meses, mas nada evoluiu. Hoje, há outro grupo empresarial negociando com a gente?, revelou Domingos.

O Paraná se mantém como o melhor time paranaense no Brasileiro e, apesar das dificuldades, com salários em dia. ?Essa é uma questão da qual não abro mão. Qualquer trabalhador deve receber em dia, para que possa se dedicar exclusivamente ao trabalho?, disse o presidente José Carlos de Miranda.

CAMPEONATO BRASILEIRO
28ª RODADA
SÚMULA
Local: Castelão (Fortaleza).
Horário: 17h.
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Júnior (PE).
Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Irani Pinto da Paz (PE).

FORTALEZA x PARANÁ CLUBE

FORTALEZA
Bosco; Chiquinho, Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Dude, Erandir, Lúcio e Mazinho Lima; Rinaldo e Fumagalli. Técnico: Hélio dos Anjos.

PARANÁ
Darci; Daniel Marques, Marcos e Aderaldo; Neto, Pierre, Mário César, Éder e Edinho; Borges e André Dias. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.