Golden State e Cleveland iniciam a final da NBA; LeBron James quer dar o troco

Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers entram em quadra nesta quinta-feira, às 22 horas (de Brasília), na Oracle Arena, em Oakland, para o primeiro jogo da final da NBA. De um lado, Stephen Curry e Klay Thompson, os “Splash Brothers”, querem iniciar uma dinastia com o bicampeonato. Do outro, LeBron James quer conquistar o terceiro título, o primeiro pela franquia de Ohio.

A série melhor de sete é uma repetição da final da temporada passada. Isso acontece pela 14.ª vez na história. O Cleveland busca dar o troco – perdeu por 4 a 2 em 2015. O retrospecto lhe favorece. Em sete oportunidades até aqui, o time derrotado conseguiu consolidar a sua vingança no reencontro.

Outro detalhe: desta vez o Cleveland chega mais inteiro. Na temporada passada, Kyrie Irving e Kevin Love não atuaram contra o Golden State por causa de contusões. LeBron registrou médias de 35,8 pontos, 13,3 rebotes e 8,8 assistências e, mesmo assim, saiu derrotado. Agora o Cavaliers está completo.

Já o Golden State chega desgastado após enfrentar uma final de conferência duríssima contra o Oklahoma City Thunder. A série foi definida no sétimo jogo, na última segunda-feira, com o Warriors consolidando uma virada histórica após estar perdendo por 3 a 1. Foi apenas a 10.ª inversão deste placar em 233 situações.

Além disso, Curry ainda tem uma enorme interrogação sobre sua cabeça depois de ter machucado o joelho direito no quarto jogo contra o Houston Rockets, na primeira rodada dos playoffs. Apesar da boa atuação contra o Thunder, no jogo que garantiu o time na final, o armador não parece estar 100%.

“Azarão, favorito, seja qual for o caso, é estupidez”, comentou LeBron, que elogiou Curry e Thompson. “São, provavelmente, os dois melhores chutadores da história. Alguns tiros, não há nada que se possa fazer. Melhores ataques vencem grandes defesas em qualquer dia. Será um desafio enorme”.

ESPECIAL – A final da NBA marca o reencontro de Anderson Varejão com o Cleveland. Trocado com o Portland Trail Blazers e dispensado, o pivô acertou com o Golden State e se tornou o primeiro jogador da liga a atuar nos dois finalistas da temporada. Foram 31 jogos pelos Cavaliers e 22 pelos Warriors, sem contar os playoffs. “Vai ser uma série em que vou viver muitas emoções”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo